×

Policial

BPA apreende espingardas com caçadores em Mata Atlântica

Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental apreenderam quatro espingardas que estavam com caçadores numa área de Mata Atlântica localizada na Usina Utinga Leão, em Rio Largo.

Aloísio Galdino da Silva (55), Antônio Marino da Silva (47), Luiz Amaro da Silva (38) e Luis Soares dos Santos Neto (33) foram presos em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Com eles os policiais também apreenderam dois facões e duas facas peixeiras.

Os caçadores, que pertencem a um acampamento de sem-terra, também violaram a lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) ao matado um Gandú – mamífero da região parecido com um porco-espinho. De acordo com o artigo 29, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, incide em pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.

“Apesar de violar a lei de Crimes Ambientais, eles serão tipificados pelo porte de arma, que é mais grave”, explica o tenente Arlan Siqueira, do BPA. Os caçadores e as quatro espingardas, sendo duas calibres 28, uma calibre 32 e uma tipo soca-tempero, além das quatro armas brancas, foram levados para a Central de Polícia