No último sábado (26), policiais militares pertencentes ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreenderam cerca de 100 pássaros silvestres em operação desencadeada em municípios do interior do Estado.
A operação visa combater os cativeiros ilegais de animais silvestres. Foram apreendidos 96 pássaros silvestres nos municípios de Viçosa e Cajueiro.
Segundo o tenente Anderson Barros, a maioria dos pássaros apreendidos foi devido à ação conjunta com policiais militares pertencentes a 4ª Companhia Independente, ação essa que teve como foco o combate ao tráfico de drogas e animais silvestres. Ainda na tarde do último sábado, foi realizado o resgate de uma coruja na localidade de Barra Nova. O animal estava com a asa fraturada devido possivelmente ter sido atingida por disparo de estilingue, “mesmo recebendo os cuidados necessários o animal provavelmente não poderá mais voar”, comenta o tenente Anderson.
Todas as aves apreendidas foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para receberem os devidos cuidados e posterior soltura.
Disque-denúncia – BPA
O telefone a realização de denúncias anônimas é o 3315-4325, este telefone funciona 24 horas por dia. O contato serve para denúncias de crimes ambientais, bem com a solicitação de resgate de animais silvestres.
