×

Negócios/Economia

Bovespa cai mais de 2% com mercados atentos a coronavírus

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em queda acentuada nesta segunda-feira (27), com os investidores preocupados com os possíveis danos econômicos causados pela rápida disseminação do coronavírus.

Coronavírus: o avanço da doença que já afeta 4 continentes impactará a economia mundial?
Às 10h39, o Ibovespa tinha queda de 2,51%, a 115.401 pontos. Veja mais cotações.

Via Varejo liderava as perdas, caindo mais de 6%. MRV, Marfrig e CSN caíam mais de 5%.

Na sexta-feira, a bolsa encerrou o dia em baixa de 0,96%, a 118.376 pontos, anulando ganhos na semana. No ano, acumula valorização de 3,4%.

O número de mortos por coronavírus na China subiu para 81 nesta segunda, de acordo com a agência de notícias Reuters. Das 81 mortes, 76 aconteceram na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, considerada o epicentro da doença.

O que se sabe e o que ainda é dúvida sobre o coronavírus
Número de países com casos confirmados
Em uma tentativa de conter a propagação da doença, o governo chinês suspendeu as comemorações do Ano Novo Lunar e estendeu o feriado até o dia 2 de fevereiro. Grandes empresas fecharam as portas ou disseram aos funcionários para trabalhar de casa.

Esta semana, a temporada de resultados de empresas brasileiras também começa a ocupar as atenções dos investidores, com os números da Cielo abrindo a safra das companhias listadas no Ibovespa após o fechamento do mercado já nesta segunda.

Para a equipe da XP Investimentos, a temporada deve mostrar bons resultados, apesar da recuperação econômica ainda gradual, dada a evolução positiva de indicadores que impactam diretamente as empresas, como quadro ainda confortável para a inflação e cenário de juros baixos com Selic em 4,5% no final do trimestre.