
Botafogo conquistou o título de forma merecida
O Botafogo venceu o Flamengo na tarde de hoje, no Maracanã, por 2 x 1. Com a vitória, o time de General Severiano conquistou a Taça Rio e o Estadual, pois também já havia vencido a Taça Guanabara.
A vitória teve um gosto especial para o Botafogo, que assim se vingou do Flamengo. Nos últimos três anos, a equipe havia perdido o título estadual para o rubro-negro. A conquista, aliás, marca o retorno triunfal do técnico Joel Santana ao futebol brasileiro após uma passagem sem muito brilho na África do Sul, consolidando-se mais uma vez como Rei do Rio, pois já foi campeão estadual por todos os quatro grandes da Cidade Maravilhosa.
O jogo no Maracanã mexeu com os nervos dos jogadores. O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca cansou de distribuir cartões (foram 16 no total). Dentro do gramado, equilíbrio, até a marcação do primeiro pênalti da partida. Aos 23 minutos, Ronaldo Angelim segurou Fábio Ferreira dentro da área. Herrera foi para a cobrança e mandou para o fundo das redes, mandando a bola no meio do gol de Bruno, que caiu para o lado direito. Botafogo 1 x 0.
Após ficar à frente do marcador, o Botafogo assumiu o controle do jogo, mas também ofereceu o contra-ataque para o Flamengo. O time da Gávea empatou a partida num lance chorado. Aos 45 minutos do primeiro tempo, Michael cruzou na área, e Vágner Love aproveitou o rebote de Jeferson, para botar no fundo do gol. 1 x 1.
Como o empate levava a decisão para os pênaltis, as equipes se viram obrigadas a se abrir mais na etapa final e a partida ficou mais emocionante. Aos 25 minutos, novo pênalti para o Botafogo. Desta vez, Maldonado segurou Herrera pela camisa e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso.
Loco Abreu cobrou com categoria, e à la Zidane, mandou no meio do gol. Bruno pulou e nem viu a cor da bola, que ainda bateu no travessão antes de entrar. Botafogo 2 x 1. Ao final, os botafoguenses mais eufóricos comentavam a cobrança, afirmando: “Que coisa de louco esse Abreu”, fazendo analogia com o apelido do jogador uruguaio.
O rubro-negro ainda teve a chance de empatar, também em penalidade. Aos 30 minutos, Fahel se enroscou com Ronaldo Angelim e o arbitrou marcou a infração dentro da área. Herrera desesperado reclamou e acabou expulso. O Imperador Adriano, que retornou depois de um certo período, teve tudo para empatar, mas cobrou no canto esquerdo e Jefferson fez defesa espetacular.
O discreto goleiro botafoguense também salvou o time de General Severiano nos últimos minutos, em pressão incrível do Flamengo. No final, festa do Botafogo no Maracanã. O Rio de Janeiro voltou a vestir as cores da ‘Estrela Solitária’, após alguns anos.