
Goleiro Helton Leite foi o grande nome do bravo Botafogo
Apresentando um futebol de muita entrega, disposição e emoção até o fim, o Botafogo encarou o Corinthians na Arena da Amazônia e venceu por 1 a 0 com gol de Wallyson. Com um a menos desde os 26 do segundo tempo, a equipe carioca foi heróica e voltou a vencer na competição nacional.
Após ter um jogador a menos com a expulsão de Bollati, os jogadores do Botafogo se superaram e se defenderam de todas as formas. Destaque para o goleiro Helton Leite, que realizou três difíceis defesas no final da partida.
Agora, na próxima rodada, a 29ª, o Glorioso enfrentará o Sport, domingo, 18h30, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Por sua vez, o time de Parque São Jorge enfrentará o Inter, às 16hs, no Beira-Rio.
O JOGO
A Arena da Amazônia foi o palco para Botafogo e Corinthians. A torcida botafoguense foi presente desde a chegada da equipe em Manaus e também fez seu papel durante o jogo.
Em campo, um começo de jogo movimentado e de perigo ao gol de Helton Leite. Logo aos 2, Bruno Henrique emendou uma bomba de fora da área e acertou o travessão botafoguense com violência.
Apostando no contra-ataque, o Botafogo tinha a velocidade de Rogério e a força de Yuri Mamute para tentar surpreender. Mas foi Wallyson que criou a primeira chance, aos 10, em cobrança de falta forte defendida em dois tempos por Cássio.
O Corinthians, com maior posse de bola, começava a encaixar seu jogo e foi surpreendido exatamente com um gol. Aos 28, Gabriel cruzou pela direita e Fábio Santos coloca o braço. Pênalti marcado e convertido com perfeição por Wallyson. 1 a 0 Fogão!
Placar inaugurado e mantido até o final do primeiro tempo com uma atuação de muita raça do time. Destaque para o volante Rodrigo Souto, um dos mais efetivos na marcação.
A bola rolou no segundo tempo e o Botafogo seguiu aplicado e confiante no seu jogo. O Corinthians iniciou pressionando e rondou a área alvinegra apostando nos cruzamentos, mas Dankler e André Bahia levaram a melhor pelo alto e garantiram a defesa.
Mancini modificou a equipe e apostou na estreia do jovem atacante Murilo, que entrou no lugar de Yuri Mamute. Em seus primeiros toques na bola, o camisa 77 subiu pela esquerda e bateu forte com perigo ao gol de Cássio.
Aos 26, o jogo ficou ainda mais complicado para o Glorioso. Bolatti fez falta em Petros e o árbitro, bem rigoroso, aplicou o segundo cartão amarelo e expulsou o volante. Com um a menos, Mancini sacou Wallyson e colocou o volante Andreazzi, que também estreou pelo profissional.
A pressão corinthiana foi inevitável e o Botafogo teve que se superar em campo. Aos 30, Helton Leite saiu com tudo após cruzamento e salvou. Na sequência, Malcom bateu forte e o goleiro espalmou em grande defesa.
Helton Leite passou a ser o nome do jogo. O Corinthians tentou de tudo que é jeito, mas o camisa 12 foi heroico e salvou o Glorioso de forma fundamental. O Glorioso ainda teve a chance de matar o jogo aos 42. Andreazzi rolou para Murilo na área, que bateu e viu Cássio defender.
Cinco minutos foram dados de acréscimo, mas nada tirava essa vitória do Botafogo, que mostrou que pode se superar no Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1X0 CORINTHIANS
Local: Arena Amazônia, em Manaus (AM)
Data-hora: 11/10/2014 – 18h30
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Público/renda: 19.989 pagantes / R$ R$ 1.782.790,00
Cartão amarelo: Bolatti, Rogério, Yuri Mamute (Botafogo); Fágner, Fábio Santos (Corinthians)
Cartão Vermelho: Bolatti, 26'/2T (Botafogo)
GOLS: Wallyson, 29'/1T (1-0)
BOTAFOGO: Helton Leite; Régis, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Gabriel e Bolatti; Rogério (Matheus Menezes, 42'/2T), Wallyson (Andreazzi, 27'/2T) e Yuri Mamute (Murilo, 18'/2T)- Técnico: Vagner Mancini.
CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Jadson, 23'/2T), Felipe, Anderson Martins e Fabio Santos; Guilherme Andrade (Malcom, intervalo), Bruno Henrique (Gustavo Tocantins, 38'/2T), Petros e Danilo; Luciano e Romero – Técnico: Mano Menezes.