O Botafogo, com direito a um golaço de Loco Abreu, derrotou o Santos, no Pacaembu, por 1 x 0 e voltou a ocupar a terceira colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Santos, na quinta colocação com 31 pontos, parece que diminuiu a ambição; por outrolado, os cariocas voltam a ganhar força na competição.
O JOGO
Se alguém ainda tinha alguma dúvida, Jefferson justificou a convocação para a seleção brasileira. Ainda no primeiro tempo, o botafoguense, lembrado na primeira convocação de Mano Menezes, fechou o gol. Neymar, duas vezes, e Keirrison exigiram boas defesas do botafoguense.
Mas os santistas cansaram e o bombardeio ao gol adversário diminuiu. Voltou só no final do primeiro tempo com os pés nada calibrados de Alex Sandro e Danilo. A criatividade no meio-campo ficou toda com o lesionado Paulo Henrique Ganso.
Do outro lado, Rafael tinha uma noite até que tranquila. A primeira chance de perigo do time carioca só aconteceu aos 35 minutos. Fahel também arriscou, mas a bola foi parar na Praça Charles Muller, fora do estádio.
SEGUNDO TEMPO
Para a segunda etapa, Dorival Júnior resolveu mexer. Madson e Zé Eduardo de cara deram mais mobilidade ao time. O atacante inclusive perdeu um gol na pequena área, antes mesmo do primeiro minuto.
Joel Santana também usou o seu banco de reservas. O atacante Caio entrou, mas só levou pancada dos zagueiros santistas, no tão falado “sistema de rodízio”. Edno e Loco Abreu também tiveram suas chances.
Depois da metade do segundo tempo, o que se viu foi um festival de passes errados. O jogo ficou monótono, sem lances de perigo. Visitante, o Botafogo parecia aceitar o resultado.
Loco Abreu não estava nada satisfeito. O atacante uruguaio recebeu cruzamento na área, deixou a bola escapar, mas consertou com um chapéu no goleiro Rafael. Gol de placa que recolocou o Botafogo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. 0 x 1.
Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Ceará, em Fortaleza, no domingo, às 18h30. No mesmo dia, mas às 16 horas, o Botafogo recebe o São Paulo, no Engenhão.
Ficha Técnica
Santos 0 x 1 Botafogo
SANTOS: Rafael; Pará, Durval, Edu Dracena , Alex Sandro, Zezinho (Breitner), Arouca, Danilo , Marquinhos (Madson); Neymar e Keirrison (Zé Eduardo). Técnico: Dorival Junior.
BOTAFOGO : Jefferson; Antônio Carlos, Leandro Guerreiro, Fábio Ferreira; Alessandro, Marcelo Matos , Renato Caja, Fahel (Caio), Marcelo Cordeiro; Maicossuel (Loco Abreu) e Herrera (Edno). Técnico: Joel Santana.
Gol: Loco Abreu, aos 44 minutos do 2.º Tempo;
Árbitro – Ricardo Marques Ribeiro (MG);
Público – 15.472 total;
Renda – R$ 352.440;
Local – Pacaembu, em São Paulo (SP).