O Botafogo realizou partida amistosa na tarde desse domingo, no Engenhão, diante do time reserva do Corinthians, para comemorar a conquista do Estadual do Rio de Janeiro. O amistoso festivo terminou com a merecida vitória botafoguense, por 3 a 1, para delírio da torcida que foi só alegria nesse domingo.
Como enfrentará o Flamengo na próxima quarta-feira, no Maracanã, pelas oitavas de final da Taça Libertadores, o Corinthians não levou os titulares para esse jogo amistoso. O Botafogo, por outro lado, contou com sua força máxima e ainda comemorou a permanência do técnico Joel Santana, que resolveu continuar no clube no último sábado, após recusar oferta do Flamengo.
Enquanto o time de General Severiano fez festa, o amistoso acabou tendo uma utilidade para o técnico Mano Menezes. Ele pôde ver em ação jogadores que foram pouco aproveitados nos últimos jogos do Timão, como Marcelo Mattos, Edu e Alessandro. Outra novidade corintiana foi a estreia do volante Paulinho, que foi contratado junto ao Bragantino depois do Paulistão.
Alguns dos jogadores corintianos conseguiram aproveitar a oportunidade. O lateral Alessandro, que perdeu a posição de titular para Moacir, teve boa atuação. Ele quase fez dois gols. No primeiro lance, aos 19, partiu em velocidade, jogou a bola por baixo das pernas de Fábio Ferreira e chutou para fora. Dois minutos depois cobrou falta e Jefferson fez grande defesa.
Como mostram os lances de perigo do lateral Alessandro, o Corinthians começou o jogo melhor, mas quem marcou foi mesmo o Botafogo. Aos 44 minutos, o atacante uruguaio Loco Abreu aproveitou cruzamento do seu companheiro de ataque, o argentino Herrera, e mandou de cabeça para o gol.
Na segunda etapa, Edno, que ainda pertence ao Corinthians e está emprestado ao Botafogo, ampliou a vantagem logo aos três minutos. Aos 14, foi a vez de Herrera, outro ex-corintiano, marcar. Dois minutos depois, Souza, que foi vaiado o jogo inteiro pela torcida botafoguense, fez o gol de honra do Corinthians.
“Tudo foi completo. Uma festa bonita e o time jogou bem”, disse Joel Santana, feliz pela homenagem que recebeu da torcida botafoguense pelo título conquistado e pela sua decisão de permanecer no clube.
Os dirigentes do alvi-negro carioca ainda pensam em realizar outro amistoso antes da estreia diante do Santos, no Brasileirão. Pelo andar das negociações, o Coritiba tem grandes chances de ser o próximo adversário do campeão carioca de 2010.
Do lado corintiano, alguns atletas aprovaram o jogo no Engenhão. “Pudemos pegar um pouco mais de ritmo de jogo, porque alguns jogadores do nosso time não vinham jogando”, afirmou o atacante Souza.
Ficha Técnica
BOTAFOGO 3 x 1 CORINTHIANS
Botafogo – Jefferson; Fahel, Antônio Carlos (Wellington) e Fábio Ferreira; Alessandro (Marcelo Cordeiro), Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Edno), Renato Cajá (Caio) e Somália (Sandro Silva); Herrera (Lúcio Flávio) e Loco Abreu (Diguinho). Técnico: Joel Santana.
Corinthians – Rafael Santos; Alessandro (Balbuena), Paulo André, Leandro Castán e Escudero (Dodô); Marcelo Mattos, Boquita (Paulinho), Edu (Bruno Octávio) e Defederico (Taubaté); Jorge Henrique e Souza. Técnico: Mano Menezes.
Gols – Loco Abreu, aos 44 minutos do primeiro; Edno, aos três, Herrera, aos 14, e Souza, aos 16 minutos do segundo tempo.
Árbitro – William de Souza Nery (RJ).
Cartões amarelos – Antônio Carlos e Loco Abreu.
Renda – R$ 88.935,00.
Público – 13.880 pessoas.
Local – Estádio Engenhão, no Rio.