O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realiza na tarde desta segunda-feira, 12, mais uma passagem de comando. A solenidade ocorre a partir das 15h30, na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, no Trapiche. Durante o evento, o tenente-coronel Marcos Sampaio Lima passará o comando da unidade para o tenente-coronel Thúlio Roberto Emery dos Santos, ex-comandante do 8º BPM, de Rio Largo.
A passagem de comando é uma solenidade rotineira na corporação e visa dar publicidade à ascenção de novos comandos dentro da PM. A movimentação do Bope faz parte das últimas mudanças ocorridas em comandos de unidades, quando o tenente-coronel Marcos Sampaio assumiu o 3º BPM, de Arapiraca, antes comandado pelo tenente-coronel João Marinho da Silva Filho.
Formatura do Cate – Durante a solenidade de passagem de comando, a PM também realiza a formatura da II turma do Curso de Ações Táticas Especiais (Cate). Nesta edição, os integrantes da Segurança Pública estão capacitados em conhecimentos de sobrevivência, mergulho, gerenciamento de crises, explosivos, defesa pessoal, sobrevivência e adaptação na caatinga, ações táticas, tiro policial, entradas táticas, patrulhamento em locais de alto risco e técnicas verticais.
Para o curso, que possui o total de 500 horas/aula, foram inscritos 45 alunos, sendo 36 da PM alagoana, cinco das polícias de Rondônia, Mato Grosso, Sergipe, Tocantins e Amazonas, um da Polícia Federal, um da Polícia Rodoviária Federal, um do Corpo de Bombeiros e um do Exército Brasileiro. Destes, 25 desistiram ou foram desligados por insuficiência técnica, sendo formados nesa tarde apenas 20 profissionais.