×

Cultura

Boneca Raquel completa 66 anos e arrasta foliões em desfile histórico em Penedo

O tradicional desfile da Boneca Raquel, realizado ao lado do Bloco Vassourinhas, celebrou 66 anos de história, alegria e muito frevo nas ruas de Penedo. O evento, que faz parte do calendário cultural da cidade, reuniu foliões de todas as idades em uma noite marcada pela animação e pelo resgate das tradições carnavalescas.

A edição deste ano trouxe uma novidade no percurso, que agradou ao público presente. Pela primeira vez, o bloco saiu do Coreto, na Praça Jácome Calheiros, de onde seguiu embalado por muito frevo em direção ao Centro Histórico de Penedo.

O desfile aconteceu na noite da última sexta-feira, 30 de janeiro, e foi encerrado na Santa Cruz, onde a festa chegou ao fim mantendo o clima de confraternização e alegria. Com 66 anos de tradição, a Boneca Raquel segue como símbolo da cultura popular penedense, fortalecendo a identidade carnavalesca e mantendo viva uma das manifestações mais queridas do município.

A famosa boneca gigante penedense foi criada pelo mestre Cabo Vá no ano de 1960 e inicialmente recebeu o nome de “Chica Boa”, em homenagem a uma funcionária da fábrica penedense de tecidos, que ficava localizada no bairro de Santo Antônio, conhecido como “Barro Vermelho”. Chica Boa teve que ir morar em São Paulo e foi substituída na copa da fábrica por outra mulher chamada Raquel, que também acabou sendo homenageada.

Clique AQUI e veja as fotos!