×

Alagoas

Bombeiros divulgam dados de crianças perdidas e afogamentos

As praias são, definitivamente, as principais atrações turísticas de Alagoas. Visitantes e residentes disputam os melhores lugares para aproveitar o sol e o mar. Contudo, não é exagero afirmar que um dia tranquilo de lazer pode acabar em tragédia se não forem respeitadas as sinalizações de segurança e as orientações de comportamento no mar. O Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas registrou, de janeiro a dezembro de 2013, 385 ocorrências no litoral de Maceió e Marechal Deodoro.

Do começo do ano até agora, já foram registradas 227 ocorrências. De acordo com dados do Grupamento, o maior número de ocorrências está relacionado aos afogamentos, sendo 307 casos registrados em 2013. Espera-se uma diminuição no número de afogados desse ano, que registra até agora, 161 casos.

Entre as causas mais comuns de afogamento estão a ingestão de bebidas alcoólicas, crises convulsivas, traumatismos, doenças cardíacas ou pulmonares e acidentes de mergulho.

Para o sargento Gutemberg Batista de Morais, integrante do Grupamento de Salvamento Aquático, muitos dos acidentes no mar acontecem por imprudência. “A pessoa tem excesso de confiança quanto às suas habilidades de natação, por exemplo. Às vezes, nadando de um barco a outro, ao tentar se desafiar, ela se cansa ou tem câimbras e acaba sofrendo o acidente”, explica o militar.

PRAIA DO FRANCÊS

Os guarda-vidas atuam diariamente, das 8h às 17h, nos postos Jatiúca, Mirante da Sereia e Praia do Francês, estendendo suas atividades para os postos Guaxuma e Barra Nova nos finais de semana. É no Francês onde acontece a maior parte das ocorrências. De junho a dezembro do ano passado, 84,4% de todos os casos foram registrados nesta praia, que é tida como favorita entre turistas e surfistas.

O Posto do Mirante da Sereia registrou, no mesmo período, 9,6% das ocorrências, seguido pelo Posto Jatiúca, com 4,8%, e os Postos de Guaxuma e Barra Nova, com menos de 1% cada.