
Incêndios em vegetação seca tem sido constantes, mas o 6º GBM está sem viatura ABS
Um terreno baldio, com vegetação seca, foi o mais recente foco de incêndio em Penedo, cidade onde o 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) está sediado. A ocorrência registrada na manhã desta quarta-feira, 06, nas imediações do Trevo do Bom Jesus deveria ter sido combatida por uma viatura ABS (Auto-Bomba e Salvamento), veículo que está há mais de 20 dias à espera de manutenção em Maceió.
O fogo que rapidamente se espalhou só foi apagado graças à atuação de funcionários que trabalham com um tanque rebocado por trator, equipamento utilizado pela prefeitura para aguar os jardins das praças da cidade. No último dia 29 de março, um curto-circuito gerou um incêndio em uma residência situada na Rua das Bananeiras, localizada no centro de Penedo. As chamas que consumiram móveis e fragilizaram a estrutura da casa foram apagadas pelos moradores e vizinhos por falta da viatura ABS na cidade.
Durante contato com militares que atuam no 6º GBM, a redação foi informada que as ocorrências de incêndios em vegetação seca – problema comum durante o verão – tem sido praticamente diárias. Os bombeiros que preferiram não se identificar para a reportagem por conta da recente polêmica gerada a partir da prisão do Major Carlos Burity, oficial dos Bombeiros de Alagoas que foi preso após criticar a falta de estrutura e de condições de trabalho da corporação.
As denúncias feitas à imprensa pelo oficial aconteceram por conta do incêndio no Pavilhão do Artesanato da Pajuçara ocorrido no último domingo, 03. O fogo foi apagado por carro-pipa porque as viaturas da corporação não estavam em condições de atuar. Já liberado da detenção, o Major Burity responde procedimento disciplinar por contas das declarações.