Prestar um serviço de excelência à sociedade alagoana, com material de qualidade e pessoal capacitado, atualizado no que há de mais novo na área de salvamento. É assim que o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) tem traçado suas metas, caminhando em direção a um padrão cada vez maior de qualidade.
Mais um passo dado neste caminho tem sido o apoio da empresa SOS Sul, que através de uma importante parceria com o Sub Grupamento Independente Ambiental (SGIA), responsável por ocorrências de busca e salvamento, tem colaborado com a atualização dos militares da Corporação.
Durante a última quinta-feira, 17, profissionais da empresa paranaense, que comercializa equipamentos operacionais de bombeiros e é representante exclusivo da marca alemã Weber Hydraulik no Brasil, realizaram palestra com o tema “Novas tecnologias na área operacional do serviço de bombeiro”, conduzida pelo palestrante Percy Bergamin, técnico da SOS Sul, que alertou sobre a importância da manutenção e manuseio adequados dos materiais.
Segundo João Carlos Trentin, Diretor-presidente da empresa, foi trazida de Curitiba cerca de meia tonelada de equipamentos para o simulado. “É muito importante este tipo de parceria, pois além de divulgar a marca, mostra suas vantagens, e isso tem que ser na prática”, destacou Trentin, ressaltando o comprometimento em mostrar materiais desenvolvidos a partir de novas tecnologias.
Um material importante lembrado pelo presidente foi o localizador de vítimas, novo equipamento que trabalha através de sensores sísmicos detectando qualquer tipo de som, o qual foi testado durante uma ocorrência de desabamento em Belém do Pará, onde uma vítima foi localizada pelo som do ponteiro de seu relógio.
À tarde foi a vez do simulado, realizado no estacionamento do Maceió Shopping, onde muitos cidadãos puderam assistir a atuação dos bombeiros do SGIA, especializados no Curso de Salvamentos Especiais, os chamados “águias”, colocando em prática tudo o que foi aprendido durante a palestra. A exposição de materiais operacionais, como estabilizadores de veículos, almofadas pneumáticas que erguem até 66 toneladas, e o desencarcerador híbrido, o qual funciona tanto com o sistema hidráulico quanto com o elétrico, realizando o salvamento de vítimas presas às ferragens; bem como o simulado, serviram para conhecer e testar novos equipamentos, que serão analisados para futuras aquisições da Corporação alagoana.
Conforme o Comandante do Comando Operacional de Bombeiros da Região Metropolitana, Coronel BM Josivaldo Feliciano, o desencarcerador hídrido, equipamento alemão que será utilizado pela primeira vez no Brasil pelos bombeiros de Alagoas, foi cedido pela SOS Sul para ser empregado em ocorrências durante um certo período, e após o uso será formulado um relatório, posteriormente enviado ao comando geral do CBMAL, que definirá se será efetivada a aquisição. “Esses materiais são essenciais em termo de agilidade e diminuição do tempo-resposta, além de garantirem a segurança dos socorristas e da vítima”, explicou o Coronel, frisando que a população pode se sentir segura com o CBMAL.