×

Alagoas

Bombas do Canal do Sertão chegam a Delmiro Gouveia

As bombas do Canal do Sertão chegam a Delmiro Gouveia na manhã desta terça-feira (23). A partir das 7h30, na entrada da cidade, na fazenda onde se realiza a feira do gado, o governador Teotonio Vilela Filho toma café da manhã com vaqueiros da região e, em seguida, parte junto com os vaqueiros na escolta das carretas até a concentração em frente à Igreja Padre Cícero, onde, às 10h, acontecerá um evento com prefeitos e lideranças locais e a bênção das bombas.

Ontem, em plena comemoração pelo Dia Internacional da Água, a população de Arapiraca teve a oportunidade de ver de perto as bombas que vão operar os primeiros perímetros irrigados do Canal do Sertão. Em café da manhã com a imprensa local, o governador Teotonio Vilela Filho falou da importância da obra para o Sertão e Agreste alagoanos e anunciou que, em breve, será realizado um seminário sobre a obra em Arapiraca.

Medindo 21 metros de altura e pesando 23 toneladas por unidade, as bombas têm a capacidade de bombear 5.400 litros por segundo e vão operar os primeiros perímetros de irrigação do Canal, Pariconha e Delmiro Gouveia. Na ocasião, o secretário de Infraestrutura, Marco Fireman, comemorou a chegada das bombas e o avanço da obra nos últimos três anos.

“Em 2007, não tínhamos um quilômetro de canal concluído, mas hoje já são quarenta. Por isso, a vinda dessas bombas é simbólica, pois elas levarão água ao Canal e a obra se converterá em benefícios para a população sertaneja”, destacou Fireman.

As bombas vão operar os dois primeiros perímetros de irrigação da obra, Pariconha e Delmiro Gouveia, que devem ser inaugurados até o final do ano. No perímetro Pariconha existe projeto para a produção de ovinos e caprinos que beneficiará 500 pequenos produtores locais enquanto o perímetro Delmiro Gouveia deverá ser voltado para a fruticultura.

Até a inauguração, as bombas passarão pelo período de instalação e testes até que possam operar em sua capacidade plena.

Abastecimento — Outro projeto importante relativo ao Canal do Sertão é o fortalecimento da oferta d’água da região, com a interligação da obra aos sistemas de abastecimento locais. A Adutora do Alto Sertão, que liga os municípios de Delmiro Gouveia e Água Branca, deverá ser o primeiro sistema interligado ao canal.

A interligação entre a adutora e o canal aumentará a disponibilidade de água para todo o Alto Sertão, regularizando o abastecimento também em municípios como Canapi, Mata Grande e Inhapi. “Este projeto é muito importante, pois não se admite que em 2010 muitos alagoanos não tenham água nas torneiras para consumo. Além disso, também é um projeto econômico, pois, ao longo de todo o canal, apenas um trecho será bombeado. No resto a água desce por gravidade, o que gera redução de custos em energia”, explica o secretário Marco Fireman