Os 4.509 beneficiários do Programa Mão Amiga, desenvolvido pelo Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) estão desde o último dia 28 participando do Seminário Mão Amiga. Diversas temáticas estão sendo debatidas nos 14 municípios beneficiados pelo programa e nesta quinta-feira, 30, último dia do seminário, os beneficiários de Estância tiveram o privilégio de conhecer mais e esclarecer dúvidas acerca de outros programas executados pelo Governo de Sergipe, a exemplo do Bolsa Família.
A Diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, explicou que o seminário é mais uma etapa do cumprimento da contrapartida dos beneficiários com o programa. Segundo ela, a escolha da temática irá beneficiar os catadores de laranja na medida em que os mesmos serão conscientizados sobre seus direitos. “A realização desse seminário este ano é focado nos direitos sociais garantidos aos beneficiários do Mão Amiga enquanto cidadãos. Escolhemos trabalhar a temática do Bolsa Família, aqui em Estância, porque apesar do número considerável de beneficiários ainda existem muitas dúvidas sobre o programa e outros benefícios acoplados ao Bolsa Família”.
Para isso, o Departamento de Assistência Social da Seides foi parceiro na ação, através da participação do coordenador estadual do Bolsa Família José Carlos Ferreira. Durante sua palestra, José Carlos, apresentou as principais características do programa, os critérios de participação, o cadastro no Cadúnico e a importância de atualizar os dados. “Esse momento do seminário Mão Amiga é de extrema importância porque além de conscientizar sobre o direito ao benefício e esclarecer as dúvidas daqueles que já são beneficiários, chamamos atenção para a responsabilidade do usuário junto ao programa. Dessa forma fortalecemos o Bolsa Família e conseguimos alcançar o objetivo principal que é proporcionar melhores condições de vida à população, incluindo o público do programa Mão Amiga”.
O catador de laranja Manoel José de Jesus, morador do povoado Colônia Rio Fundo III, está satisfeito pela oportunidade que o Mão Amiga oferece de conhecer mais a fundo outros programas desenvolvidos pelo Governo de Sergipe. “Achei uma ótima idéia do Mão Amiga trazer uma pessoa para tirar nossas dúvidas. Eu também recebo o Bolsa Família, mas tem muita coisa que só fiquei sabendo hoje. Agradeço muito também por essa renda que recebo na época que não tem como tirar o sustento da laranja”.
Quem também testemunha as dificuldades no período da entressafra da laranja é a catadora e beneficiária do Mão Amiga Maria Luciene de Jesus. “Vivo da Laranja e quando não tem fica muito difícil para sobreviver. Por isso agradeço demais essa ajuda que recebo do Mão Amiga. Esse dinheiro serve para comprar comida, remédio e roupa para um filho. A gente mora na roça, mas tem as mesmas necessidades de quem vive na cidade, então precisamos de uma renda pra fazer tudo isso. É bom também a gente ficar sabendo de outros benefícios do governo, já que a gente tem direito vamos aproveitar com honestidade. Foi muito boa essa conversa de hoje, que explicou tudo sobre o Bolsa Família.
Ao final do seminário, os beneficiários receberam a Cartilha dos “Direitos Sociais”, produzida pela Seides e que apresenta os principais serviços ofertados pelo Governo e a forma como acessá-los com o intuito de estimular o exercício da cidadania.
Além de Estância, o seminário aconteceu nos municípios de Umbaúba, Cristinápolis, Tomar do Geru, Itaporanga D’Ajuda, Indiaroba Itabaianinha, Santa Luzia do Itanhy, Salgado, Pedrinhas, Arauá, Lagarto e Riachão do Dantas. Também ocorreram palestras com representantes da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (Fetase), da Secretaria de Estado da Saúde, da Educação e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, que abordaram outros assuntos relevantes para o catador de laranja beneficiário do Programa Mão Amiga.
Mão Amiga
Criado em 2009, o programa de transferência de renda e geração de cidadania 'Mão Amiga' garante a subsistência dos trabalhadores rurais da laranja e da cana-de-açúcar no período da entressafra, através de uma bolsa mensal de R$ 190 durante os meses de novembro a fevereiro para a cultura da laranja, e entre maio e agosto para a cana-de-açúcar. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
