A sede da Federação Alagoana de Futebol (FAF) foi o palco, na manhã dessa terça-feira, (21) de mais um episódio ridículo, grotesco e imoral na história do pobre e combalido futebol do nosso Estado. Na tentativa de colocar, de todas as formas, o CSA para disputar a Segundona, a FAF teve o seu intento rejeitado em duas votações e terminou, de maneira triste e medíocre, suspendendo/adiando o referido Arbitral.
Não sabemos ao certo, o que está por trás dessa intenção da entidade máxima do nosso paupérrimo futebol, mas que existe algo de podre nesse reino, isso existe, não tenho a mínima dúvida. Acompanho de perto todo o futebol brasileiro e não tenho conhecimento de clube algum disputar uma divisão inferior aquela em que ele realmente faça jus. Mas em se tratando de um Estado tão desmoralizado nacionalmente como o nosso, tudo é possível.
Nas divisões inferiores de São Paulo, campeonatos mais ricos do país, encontramos Palmeiras e Corinthians disputando competições, mas com equipes B, sendo as mesmas possuidoras de registros e CPFs distintos daqueles dos tradicionais clubes daquele Estado. Portanto e na verdade, outras entidades representativas, algo que o CSA e qualquer outro time poderia ter feito.
Aqui mesmo, em Penedo, tivemos em 2002 uma situação semelhante, quando surgiu a Desportiva Penedense, equipe com outra razão social, lembram?
Mas o que mais me intriga é saber o que, realmente, está por trás desse interesse da FAF. Ajudar a Segundona, “prestigiar” o Azulão, colocar jovens jogadores na vitine? Sinceramente, não sei responder. Pode até ter alguma “segunda” intenção nesse grotesco processo, mas fico devendo essa explicação.
Outra coisa: E já pensaram se CRB, ASA, Murici e demais times da primeira divisão, estiverem dispostos a participar dessa mesma Segundona? Que bagunça não seria! Pois os mesmos também teriam direito, à partir do momento que abrissem o precedente com a colocação do CSA.
Outra coisa importante e que cabe aqui uma pergunta, é a seguinte: Se é imoral e ilegal a participação do CSA na disputa, porque a entidade convidou o time do Mutange e colocou a sua possível participação em votação? Seria para dividir a responsabilidade pelo nefasto e inadmissível/irresponsável ato? Queria a entidade, achar cúmplices para essa “brilhante” idéia?
Isso sem contar que alguns inexpressivos e desconhecedores das regras do futebol, dirigentes de times alagoanos, ainda votaram favorável à participação da equipe azulina na competição, correndo o risco de sérias medidas punitivas no futuro.
Portanto, medidas como essas servem para revelar o despreparo e o amadorismo da grande maioria daqueles que comandam entidades e clubes esportivos nas Alagoas. Que pena!