Skip to content

Trabalho de Home Office e Híbrido desencadearam casos da Síndrome de Burnout entre jovens, explica especialistas

  • Home
  • Blogs
  • Trabalho de Home Office e Híbrido desencadearam casos da Síndrome de Burnout entre jovens, explica especialistas

Blog

Trabalho de Home Office e Híbrido desencadearam casos da Síndrome de Burnout entre jovens, explica especialistas

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. Uma das principais causas dessa doença é justamente o excesso de trabalho, ligada aos profissionais que atuam diariamente sob pressão com responsabilidades constantes e auto cobranças. A pandemia da Covid-19 afetou não somente a dinâmica das relações de trabalho, afetando também a saúde mental dos profissionais que estão trabalhando a distância e presencial.

Segundo uma pesquisa realizada pela LHH do Grupo ADecco, 38% das pessoas ouvidas apresentam sinais e discriminam situações que levam ao fato efetivo da Síndrome de Burnout, ao longo do ano passado e deste. Esta doença tem afetado também a 32% dos entrevistados jovens, nesta pesquisa eles descrevem que a saúde mental piorou significativamente por conta do trabalho à distância. Especialistas entrevistaram 15 mil pessoas em meados de 2012, em vários países do mundo. Neste estudo foi possível notar que a geração mais jovem, sendo um índice de 45% que fazem parte da geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, muitos sendo afetados pela síndrome, desencadeando um deterioramento da saúde mental. Com o home office, as pessoas passaram a tentar gerenciar mais as questões de trabalho e gerenciar também as questões familiares, tudo no mesmo ambiente.

“Com o aumento da pressão a partir do contexto da covid, a capacidade de resistência que já estava bastante prejudicada se mostra insuficiente para fazer frente às demandas que aumentaram. Demandas de home office, que parecem simples, mas mudam o ambiente de trabalho, demandas de gerenciar famílias e relacionamentos, dentre outras”, destaca o médico especialista em gestão estratégica de pessoas Roberto Aylmer. O Burnout é um transtorno psíquico de caráter depressivo, com sintomas parecidos com os do estresse, da ansiedade e da síndrome do pânico, mas, segundo médicos especialistas, é desencadeado por esgotamento profissional. Essa síndrome foi incluída na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, em uma lista que entrará em vigor em 2022, se não tratada pode evoluir para doenças como hipertensão, problemas gastrointestinais, depressão profunda, problemas coronários e alcoolismo compulsivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também