×

Toledo promove dança das cadeiras no apagar das luzes de 2009

Prédio da Secretaria de Saúde de Penedo

No apagar das luzes do ano de 2009 o Prefeito de Penedo, Alexandre Toledo, resolveu mais uma vez mexer em seu secretariado e mudar alguns titulares das pastas de sua administração. Eduardo Regueira atual (por enquanto) Secretário de Saúde, já ameaçou deixar a administração de Toledo algumas vezes, mas, terminou convencido de que ainda não era o momento certo. O biomédico que conduziu os destinos da saúde pública penedense, não conseguiu suprir algumas necessidades que o próprio cobrava quando estava a frente do Conselho Municipal de Saúde. As dificuldades enfrentadas pela saúde pública no município à época do então Secretário Nilson Ernesto e, ferrenhamente cobradas por Regueira, permaneceram da mesma forma, sem mudanças que pudessem respaldar as criticas anteriormente direcionadas ao seu antecessor.

A Unidade de Emergência Antonio de Jesus, recentemente foi alvo de denúncias na Câmara Municipal de Vereadores, feitas pelo médico e vereador Raimundo Souza, que assumiu por duas vezes a Secretaria de Saúde nos mandatos passados de Toledo e atualmente tem se colocado como grande defensor das causas da saúde pública no município. Dr Raimundo denunciou durante determinada sessão ordinária que no seu plantão a Unidade estava desprovida de soro fisiológico, citando também a ausência do desfibrilador, equipamento imprescindível para os casos de urgência cardíaca.

Erros do passado parecem ter sido mantidos despercebidamente para aqueles que antes na oposição tiveram a oportunidade de sentir o doce e amargo sabor do poder. Até o erro de português “Estacionamento das Ambulância” que na gestão passada foi pintado na entrada da Unidade de Emergência, permaneceu até os dias atuais, sendo prioritário apenas apagar a logomarca da administração passada. E o que dizer das afirmações feitas durante a campanha eleitoral, dando conta de que todo o equipamento para a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI, estava encaixotado numa sala da Unidade. Um ano depois, parece que os equipamentos continuam da mesma forma, pois, ninguém tem ao menos coragem para falar sobre a promessa de implantar a UTI na unidade de emergência que não tem sequer soro fisiológico num plantão de 48 horas.

O anúncio da dança das cadeiras foi feito durante a entrega da reforma do prédio do Posto de Saúde da Família da Vila Matias na manhã desta sexta-feira (11), pelo próprio chefe do executivo penedense. Eduardo Regueira ficará na secretaria até o dia 30 de dezembro, mas, em 2010, a saúde pública em Penedo, será conduzida pela atual Chefe de Gabinete da Prefeitura, Rosaly Rêgo Cavalcante. No gabinete o nome mais provável é o da Coordenadora da Mulher da Secretaria de Assistência Social, Gilvânia Fagundes Guimarães. A hipótese de Gilvânia assumir a Chefia de Gabinete já não é tão remota, pois, o conselho político de Toledo, tem acompanhado de perto as sugestões de incorporações e mudanças em seu trôpego governo, que apesar de ser o terceiro mandato, ainda não mostrou pra que voltou.