Parece que virou febre nas Câmaras Municipais de Alagoas, principalmente onde há desfile no dia 7 de setembro, o pedido de ajuda de várias pessoas para o fardamento dos pupilos que desfilarão pelas ruas em gesto de amor a pátria ou apenas em exibição do caro figurino que é necessário para quem “puxa” a escola ou está na frente da banda fanfarra.
Lembro quando orgulhosamente desfilei num sete de setembro pelas ruas de Penedo na dianteira do Colégio Diocesano carregando seu majestoso escudo. Mas, lembro também quando desfilei na conhecida rabada e o pior, na última fila dela. Mas, também lembro que em nenhuma das duas situações meus pais precisaram desembolsar grandes quantias para a aquisição do fardamento.
Naquele tempo o blusão que destacava alguns elementos do desfile tinha um valor maior, claro! No entanto, não chegava a comparar-se com os atuais que chegam a R$ 480 (Quatrocentos e oitenta reais), para somente uma exibição, porque, após isso, nas bandas de cá do nordeste somente nos períodos chuvosos em que a temperatura baixa é que podemos usá-los, mais confortavelmente, fora isso, podemos perguntar quem se sente a vontade usando ele depois do dia sete de setembro e a resposta pode se perder diante do silêncio.
Adquirir ou não o fardamento para o desfile do sete de setembro não há problema nenhum. O problema ficou para os vereadores que se forem atender a quantidade de pedidos para comprar a necessária vestimenta… coitados, alguns ficarão sem salário!
