Sabemos que não é de hoje que as pessoas usam as redes sociais para manter contato com amigos, familiares e várias comunidades. Para as empresas, a utilização dos perfis é sempre ligado à comercialização, promovendo seus produtos, além de falar diretamente com seus clientes. Mas você sabe o que um profissional chamado Social Media faz ? Para melhor responder, observe esses dados: 4,62 bilhões de pessoas obtém um perfil ativo nas redes sociais, dados do relatório Digital 2022; Global Overview, publicado em parceria entre We Are Social e Hootsuit, isso representa 58,4% de toda população mundial, fato muito importante para a resposta acima. À medida que esse número cresce, mais empresas aproveitam o devido cenário para encontrar novos clientes em potencial, através destes canais. Muitas empresas e organizações estão adicionando o trabalho com redes sociais à sua estratégia de Marketing e , com isso, empregando profissionais para trabalhar com o conteúdo nessas redes.
“O Social Media é o profissional que você deve recorrer quando sente dificuldades na hora de atrair clientes”, afirma Vitoria Farias, especialista em social media. Tudo isso ocorre porque o especialista consegue estudar o mercado, entender seu nicho e atrair olhares do público certo para gerar desejo na hora da compra ou para marcar um horário. Outro fator importante que Vitória afirma é as cores escolhidas para o perfil, a fonte e o devido padrão dentro do designer, tudo isso com o copy faz com que seu público interaja, engaje e te procure como primeira opção dentre os outros. Nessa rotina de gestão de redes sociais de uma marca, ser eficiente em meio a tantos processos é realmente desafiador, mas não impossível. A eficiência pode ser desenvolvida por todo profissional da área.
Para Nanda Wanna, social de Vitória Farias, também gerente de SM, “ Na prática, o Social Media pode cumprir muitos papéis diferentes em uma empresa, desde os mais operacionais aos mais estratégicos. As mudanças constantes das redes sociais acabam exigindo essa multiplicidade, já que muitas vezes demandam uma adaptação rápida para que os perfis sejam pessoais ou de marcas, continuem relevantes. Ressaltando que o grande objetivo das empresas que marcam presença nas mídias sociais é garantir um fluxo constante de clientes, para isso, todas precisam criar e executar uma estratégia de marketing que envolve o foco no seu público-alvo.” descreve Nanda Wanna. Percebeu o quão importante é essa profissão para a comercialização de produtos no mundo atual? Isso já é um indício de que as atividades atribuídas a um social media estão em constante mudança e devem permanecer assim. Afinal, todos os dias surgem atualizações, novas redes e com isso oportunidades esperadas.