×

Senadores terão mandatos reduzidos, mas ganharão 9 anos de cortesia!

Após muita discussão a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, o aumento da duração dos mandatos políticos dos atuais quatro para cinco anos. A expectativa dos prováveis candidatos em 2016 era grande, principalmente depois que no final de maio, os deputados federais votaram pelo fim da reeleição para cargos dos poderes Executivo e Legislativo como os de presidente da República, governadores e prefeitos.

A medida que faz parte do pacote da reforma política, em discussão no Congresso Nacional, nas eleições de 2018, os mandatos dos deputados federais, distritais e estaduais; do presidente da República e governadores vão ser de quatro anos. Em 2022, passa a valer o mandato de cinco anos. Já os senadores eleitos nas próximas eleições, vão ter nove anos de mandato para que, em 2027, as eleições possam ser realizadas para todos, em um único ano.

Além disso, os prefeitos e vereadores eleitos em 2016 vão ter mandato de quatro e, a partir de 2020, de cinco anos. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMDB, do Rio de Janeiro, explica que as alterações nos mandatos dos parlamentares, como o aumento para nove anos para senadores são para ajustar o calendário eleitoral e, que a mudança não deve causar problemas para a Democracia brasileira.

* Com Agência do Rádio

rafael@aquiacontece.com.br
@medeiros_AL
(82) 99312-1531 whatsapp