×

Seleção começa um novo ciclo sob o comando de Mano Menezes

A nova Seleção do Brasil estará em campo logo mais, pela primeira vez, enfrentando o experiente time dos Estados Unidos, em Nova Jérsey. A equipe de Mano Menezes, independentemente do resultado, estará dando o primeiro passo de uma nova era do futebol brasileiro.

Segundo o novo técnico, que foi bem enfático ao assumir esse cargo, nosso selecionado canarinho terá a cara do torcedor brasileiro. Aqui pra nós, isso realmente seria ótimo, faria um bem enorme para o nosso esporte mais popular, mas infelizmente, custo a creditar que isso venha a acontecer, na prática.

Nesse primeiro momento, todos querem recuperar a confiança do nosso torcedor, que saiu descrente da equipe penta-campeã do mundo, após o último Mundial, que foi disputado na África do Sul. Fato muito semelhante aconteceu no início da “Era Dunga”, quando todos queriam esquecer o fiasco de 2006, na Alemanha.

Tudo bem que, nessa renovação, à princípio, parece que temos jogadores mais habilidosos do que aqueles que Dunga contou no início do seu trabalho. Como exemplo, eu cito: Quem não se lembra de Afonso, atacante que defendia um time sem expressão da Holanda e foi convocado por ele?

Hoje temos Ganso, Neymar, Pato, Thiago Silva e muitos outros, que poderão, com o passar dos jogos e a conquista de maturidade ou experiência, darem um excelente suporte ao novo treinador. Não esperem que, já no primeiro momento, o Brasil seja um time maravilhoso, de encher os olhos dos seus torcedores. Apesar de, no futebol tudo ser possível, a lógica diz que isso é quase que improvável de acontecer, pelo menos agora.

Além do nervosismo de toda estreia, essa será a primeira vez que esses garotos estarão juntos, sem possuírem o mínimo de conjunto. Tudo bem que talento e habilidade superam muitas coisas, mas é preciso termos muita calma e paciência, para não queimarmos, precipitadamente, novos e futuros craques de uma geração promissora.

O que mais me preocupa nesse momento, é a sede e a cobrança de excelentes resultados que o nosso torcedor possue e exige da sua Seleção. Calma, serenidade e equilíbrio, serão determinantes para chegarmos em 2014, maior objetivo desse novo grupo, com uma equipe capaz de conquistar o hexa-campeonato, portanto, paciência torcedor brasileiro.