Prática delituosa que tem crescido a cada dia nas plataformas digitais.
Cresce o índice de ações criminosas nas plataformas digitais, em sua maioria são perfis maliciosos usados para realizar golpes na internet. Os Scammers (fraudadores, em tradução), é o nome que bem descreve esses criminosos e suas ações, que são principalmente realizadas no Instagram. Essas ações tem acontecido com frequência em ambientes virtuais por obter uma facilidade imensa na sua realização, devido a dificuldade em rastrear o criminosos e a falta de informação dos internautas de como denunciar legalmente. Esses perfis são mais difíceis de identificar do que do fake comum, pois eles agem como se fossem reais, postando fotos, legendas, stories e informações que conferem legitimidade para o perfil, que pode ser pessoal ou institucional.
Atualmente o Instagram pode conter mais de 95 milhões de perfis falsos, com o objetivo de obter dados, realizar fraudes ou obter informações privilegiadas da intimidade de algum usuário. O criminoso busca por algum retorno específico, nesse quesito são informações bancárias ou pessoais, dinheiro, senhas ou algum outro artifício de valor. Sua atuação inicialmente é pelo roubo de informações a partir de links ou URL, prática conhecida como “phishing”, a segunda é a aproximação da vítima estabelecendo uma relação de confiança, podendo se apresentar como instituição ou “scam romance”, muito conhecido como “Catfish”, nesses casos a dificuldade em rastrear também é tamanha, podendo aumentar o dano à vítima.
Especialistas em segurança digital, descrevem algumas dicas para proteção de dados. São eles ; Não compartilhe dados pessoais ou bancários com pessoas ou empresas que não conhece, Ao receber mensagem de instituições bancárias ou de produtos grátis e promoções de jantar ou estadia em hotéis, desconfie, entre sempre em contato com a rede para verificação da informação, Além disso, nunca clique em links de atividade suspeita ou com verificações, caso desconfie de sua autenticidade, redireciona para outra página e procure desligar o sinal de internet, bloqueando assim por momentos uma ação criminosa de interação tecnológica. Em casos de tornar-se vítima de algum golpe, procure ajuda e apoio na delegacia mais próxima.
