A cidade de Lagarto, no estado de Sergipe, tornou-se a Capital Nacional da Vaquejada. A Lei 14.930, de 2024, que institui a medida, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (22) e está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (23). A norma teve origem no Ptojeto de Lei (PL) 3.324/2019, apresentado pelo deputado federal Fabio Reis (PSD-SE).
“Lagarto concentra, desde 1963, um dos mais tradicionais eventos de vaquejada do Brasil, realizado costumeiramente no final dos meses de agosto no Parque de Vaquejada Zezé Rocha que é considerado um dos maiores e melhores do Brasil, recebendo vaqueiros de todo pais e grandes apresentações de renomados artistas da música brasileira”, justifica Fábio Reis.
Ainda segundo o deputado, a demanda em torno do esporte Vaquejada tem crescido de tal forma que o Parque das Palmeiras já realiza eventos de Vaquejada duas vezes ao ano, nos meses de março e outubro/novembro com etapas nacionais realizados em pareceria com importantes entidades do esporte, como a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ).
“Além destes eventos de caráter nacional, dezenas de outros eventos de pequenos e médios porte são promovidos na região pela Associação Lagartense de Vaquejada (ALVA), o que tem contribuído enormemente para a valorização e crescimento do esporte e, em contrapartida, tem possibilitado o desenvolvimento de um ecossistema positivo de turismo, cultura, esporte e desenvolvimento econômico em toda a região”, disse o autor da lei.
Por Roberto Lopes