Trezentos mil Reais. Este é o valor do empenho emitido pelo governo federal para bancar a realização dos festejos juninos em Penedo este ano, festa realizada de forma antecipada, entre os dias 10 e 13. Como a quantia despertou controvérsias entre produtores de evento locais, que lançaram dúvidas entre a verba e o que foi visto no arraial penedense, o blogueiro conversou com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Eliana Cavalcanti.
Ressaltando que a prestação de contas pode ser feita até seis meses após a vigência do contrato, Eliana Cavalcanti informou que não teria como relacionar, de imediato, todos os custos do evento para comprovar a aplicação dos R$ 300 mil, verba que sequer chegou aos cofres da prefeitura, segundo a secretaria. Aguardamos então o fechamento das contas para posterior divulgação.
Aproveitando o contato, a secretaria acrescentou que o recurso só foi conseguido por meio de ação judicial. Eliana declarou que a medida foi necessária porque a prefeitura de Penedo não apresentou a prestação de contas ao governo federal do São João realizado em 2008 e do Bom Jesus dos Navegantes de 2007.