É difícil saber em que momento exatamente eu passei a gostar de fotografia, ou melhor, em que momento eu percebi que gostava.
Acontece que já há muito tempo eu sentia que as imagens – fotográficas ou não – atraíam a mim mais do que à grande maioria das pessoas.
Ver uma imagem criada por alguém e buscar lançar seu olhar sobre ela pode ser um exercício muito enriquecedor, criar a partir do seu próprio olhar é um desafio muito maior.
Impera por aí uma ideia de que o fotógrafo apenas aperta um botão enquanto a câmera faz todo o trabalho duro.
Isso não é verdade.
A relação de um fotógrafo com a câmera é quase a mesma de um pintor com seu pincel e paleta. E acreditem, o resultado final do trabalho fotográfico está muito menos preso à realidade do que se pensa.
No momento da criação o fotógrafo controla a câmera (que é um mero instrumento) e não o contrário. Conscientemente ele escolhe configurações como Abertura Do Diafragma, Velocidade De Obturador, Sensibilidade ISO, Compensação De Exposição, Balanço De Branco, Foco E Composição.
Parece complicado?
Não é não.
Acompanhe os próximos posts que além desses temas técnicos, vamos discutir um pouco sobre o trabalho de fotógrafos renomados, comentar fotos interessantes que estejam circulando na web e, simplesmente e sem compromisso, conversar sobre fotografia.
Se quiser fazer alguma pergunta, ou sugerir algum tema, me envie um e-mail: contato@v360.com.br.
Claro, comentários e críticas são muito bem vindos na seção comentários, logo abaixo.
Espero reencontrá-los muitas vezes mais por aqui.