Todos os alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental da rede pública irão realizar no próximo dia 8 de novembro a 2ª etapa/2011 da Provinha Brasil de Leitura. A intenção do Governo Federal é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças.
A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiência dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade.
As provas serão realizadas nas próprias unidades de ensino e serão elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), e distribuídas pelo MEC/PNDE para todas as secretarias municipais e estaduais de educação.
De acordo com o Inep, a Provinha Brasil é um instrumento, sem finalidade classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização aos professores e gestores da rede municipal de ensino e tem como objetivos principais: avaliar o nível de alfabetização dos alunos/turma nos anos iniciais do ensino fundamental e diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.
Esses objetivos possibilitam, entre outras ações: estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino; planejamento de cursos de formação continuada para os professores; investimento em medidas que garantam melhor aprendizado; desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas; melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.
O delineamento e a construção dessa avaliação prevê, sobretudo, a utilização dos resultados obtidos nas intervenções pedagógicas e gerenciais com vistas à melhoria da qualidade da alfabetização
Com o resultado da correção em mãos, é possível identificar qual o nível de alfabetização que os alunos encontram-se. No documento Guia de Correção e Interpretação de Resultados, são descritos os cinco níveis de desempenho, identificados a partir das análises pedagógica e estatística das questões de múltipla escolha.