Skip to content

Projeto prioriza estudantes alagoanos no ingresso em universidades públicas do Estado

  • Home
  • Blogs
  • Projeto prioriza estudantes alagoanos no ingresso em universidades públicas do Estado

Blog

Projeto prioriza estudantes alagoanos no ingresso em universidades públicas do Estado

Tramita na Assembleia Legislativa, projeto de lei, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que dispõe sobre a implementação do critério regional para o acesso às universidades públicas estaduais de Alagoas (Uneal e Uncisal). A deputada explicou que esse critério constituirá em um acréscimo de 10% na nota final do candidato, que será obtida a partir de uma média ponderada das notas das provas realizadas no moldes do Enem ou em qualquer outro processo seletivo de acesso aos cursos de graduação.

“Terão direito ao critério de inclusão regional os candidatos que sejam naturais de Alagoas ou que, não sendo, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas regulares e presenciais dos municípios do Estado. Muitos universitários que estudam nas faculdades públicas de Alagoas são de outros Estados, o que desvaloriza todo esforço de quem é daqui e sonha em entrar na universidade”, destacou Cibele Moura.

A deputada citou que os dados divulgados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apontaram que 60% dos acadêmicos do curso de Medicina na instituição vêm de outras unidades federativas do Brasil. “Isso vai fazer com que nosso estudante possa ficar no seu local de origem e que esse profissional possa cuidar de quem mais precisa aqui em Alagoas”, disse Cibele.

Por fim, Cibele Moura também fez uma comparação com algumas instituições de outros estados. “A Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal da Bahia, por exemplo, já aplicam este critério para os alunos de suas localidades”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também