Tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas, projeto de lei, de autoria do deputado Lobão (MDB), que institui o “Dia Estadual do Vinho e do Sommelier” (profissional especializado em vinhos), a ser comemorado anualmente no primeiro domingo do mês de junho. De acordo com a proposição, esta data fica incluída no calendário de eventos da secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), da Cultura (Secult), do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e do Trabalho e do Emprego (Sete). A matéria foi lida no plenário e encaminhada às comissões técnicas da Casa para emissão de pareceres.
De acordo com Lobão, o presente projeto de lei, por um lado, estará integrado à perspectiva de crescimento do setor em Alagoas, vindo a servir como estimulo ao consumo e à promoção do desenvolvimento sustentável e turístico das regiões produtoras de vinhos no Estado. “A ideia estimular o saudável hábito do consumo do vinho colaborando inclusive com a saúde pública, uma vez que, como é comprovado cientificamente, o vinho é benéfico à saúde, desde que consumido moderadamente, junto das refeições e por quem não tenha contra-indicação específica à ingestão do produto”, destacou.
O deputado acrescenta ainda, que estudos científicos recentes, evidenciaram que beber de um a dois cálices de vinho por dia reduz o risco de doenças cardíacas, causadoras do infarto, além de outras enfermidades. “Isso se deve ao fato de que no vinho há a presença de polifenóis, que possuem propriedades antioxidantes, diminuindo a atuação dos radicais livres que estão ligados a várias doenças, a exemplo do câncer, estresse, envelhecimento, etc”, afirmou Lobão.