A Câmara dos Deputados começa a analisar, projeto de lei, de autoria do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que altera a Lei nº 10.260/2001, de forma a estender o prazo de carência do Fundo de Financiamento ao estudante do ensino Superior-FIES, para 36 meses. Atualmente, o período para o estudante começar a pagar o financiamento é de 18 meses após o término da graduação. O prazo previsto no projeto será contado a partir do mês seguinte ao da conclusão do curso.
De acordo com o autor da proposta em que pese já ter acontecido significativo avanço, o prazo de carência ainda merece algum ajuste. “O recém-formado necessita de prazo para sua acomodação profissional. É comum que o ingresso no mercado de trabalho coincida com várias outras mudanças na vida do jovem profissional. Todo este movimento, pessoal e profissional, envolve gastos. Consideramos que, após três anos de formado o profissional terá mais condições de arcar com o pagamento de seu débito”, afirmou Nilson Leitão.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
