×

Maceió realiza 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social

A Prefeitura de Maceió realiza no dia 26 de janeiro do próximo ano, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social que terá como tema: “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. O evento será realizado no Auditório da Prefeitura Municipal de Maceió, localizado na Rua Sá e Albuquerque, nº 534, no bairro histórico de Jaraguá,

A Conferência terá como objetivos: debater e propor ações de promoção da participação da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e de fortalecimento da interação entre sociedade e governo; promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública.

Outros objetivos da conferência são: estimular os órgãos e entidades públicas a implementar mecanismos de transparência e acesso à informações e dados públicos e fomentar o uso dessas informações e dados pela sociedade; debater e propor mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação no acompanhamento e controle da gestão pública.

Além destes objetivos, a Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social irá discutir e propor ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento e controle da gestão pública, que utilizem, inclusive, ferramentas e tecnologias de informação; desenvolver e fortalecer redes de interação dos diversos atores da sociedade para o acompanhamento da gestão pública; e debater e propor medidas de prevenção e combate à corrupção que envolvam ações de Governos, empresas e sociedade civil.

A Conferência encaminhará propostas e elegerá delegados para a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, a se realizar no dia 30 de março de 2012 na cidade de Maceió, Alagoas. A Conferência será presidida por Edvan dos Santos – Secretário Municipal de Controle Interno.

O regimento interno da Conferência será elaborado por comissão a ser constituída pelo seu presidente e disporá sobre: a organização e o funcionamento da Conferência e sobre o processo democrático de escolha de seus delegados, representantes da sociedade civil, do poder público e dos conselhos de políticas públicas.