A histórica cidade de Penedo sediou n última semana, a reunião técnica para promoção e apresentação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”. O objetivo do Plano é implementar novas iniciativas e intensificar ações que, atualmente, já são desenvolvidas pelo governo em benefício das pessoas com deficiência, envolvendo ações de 15 ministérios, além da participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que trouxe contribuições da sociedade civil.
Em Penedo a apresentação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, reuniu representantes dos municípios de Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Sebastião, Junqueiro, Teotônio Vilela, Coruripe, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Roteiro, Anadia, Boca da Mata, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Feliz Deserto, Piaçabuçu e Jequiá da Praia.
Para a deputada federal Rosinha da ADEFAL (PT do B) a apresentação do Plano Nacional “Viver sem Limite”, feita em Penedo pelo apoiador institucional Anderson Tavares, é de extrema importância para os 16 municípios que participaram do evento e ficaram sabendo como devem proceder a partir de agora para credenciar suas cidades para a participação neste grande projeto de inclusão e apoio à pessoa com deficiência.
A fala da deputada Rosinha da ADEFAL foi respaldada pelo vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (PMDB), que lembrou o empenho da parlamentar alagoana na busca de recursos para o estado e também para a cidade de Penedo que recentemente foi contemplada com a garantia de cerca de R$ 1 milhão de reais, fruto de emenda parlamentar. “Rosinha da ADEFAL tem sido uma grande aliada das políticas públicas direcionadas às pessoas com deficiência, além de ter tido um olhar carinhoso por nossa cidade que ganhará muito com essa emenda parlamentar”, declarou o vice-prefeito.
NUDEPE declarado de Utilidade Pública
No final da manhã quando os trabalhos estavam sendo encerrados o prefeito Marcius Beltrão (PDT), junto ao vereador Raimundo Souza (DEM), autor do Projeto de Lei, a deputada federal Rosinha da ADEFAL e outros edis penedenses, participaram da solenidade que sancionou a Lei 1.457/2013, que declarou de utilidade pública o Núcleo dos Deficientes Físicos de Penedo (NUDEPE). Para o diretor do NUDEPE, Jorge Emanoel Ferreira, a Lei era esperada há muito tempo pelos deficientes da cidade ribeirinha que a partir de agora terão uma entidade fortalecida e apta a trabalhar ainda mais pelos associados.
medeiros_AL
rafael@aquiacontece.com.br
