Por falta de quórum, foi cancelada a reunião itinerante do Conselho Municipal de Saúde de Penedo que iria acontecer na noite desta quarta-feira, 28, no Conjunto Rosete Andrade. Até parece que a população do referido bairro não enfrenta problemas de saúde e se omitiu de tratar do assunto. De acordo com um dos membros do conselho, apenas três moradores deixaram o conforto do lar para tentar discutir temas de interesse público.
Pode ser que a ausência tinha sido resultado da falta de informação sobre o encontro, apesar da circulação de uma ‘moto-propaganda’ anunciando a reunião durante o dia de ontem, conforme assegurou a fonte ao blogueiro. Na verdade, deve ser caso de falta de interesse mesmo. “Até o pessoal do posto de saúde faltou”, acrescentou o conselheiro municipal.
Se até os servidores da unidade que homenageia o ilustre profissional de saúde penedense Dr. Luiz Galvão, de saudosa memória, certamente os funcionários do referido posto também não enfrentam problemas do tipo corte na gratificação que complementa o salário, falta de melhores condições de trabalho, escassez de medicamentos para fornecer aos pacientes que, geralmente, expressam o descontentamento com a ineficiência do serviço público nos próprios servidores.
Quem sabe até a próxima quarta-feira, 4 de agosto, os pacientes e os servidores da unidade que atende o Rosete Andrade descubram quais são os problemas do posto de saúde. Na data, o Conselho Municipal retornará ao bairro para ouvir os reclames. Se os problemas serão solucionados, já é outra questão, que também depende de mobilização e consciência cidadã para exigir o cumprimento do papel do Estado, seja em nível municipal, estadual ou federal.