Perturbadores do sossego alheio não terão vez em Penedo!!! Pelo menos durante o próximo final de semana na cidade ribeirinha, conforme prometido pela Polícia Militar durante anúncio das medidas de segurança para os festejos em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes. Segundo os comando do 11º BPM, quem estiver enchendo os ouvidos dos outros com suas músicas de preferência, em alto e estridente som, será alvo de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e poderá ter o equipamento apreendido.
A fiscalização será intensificada principalmente após a apresentação das atrações musicais durante as madrugadas de sexta, 07, e sábado, 08. No domingo, quando toda a programação será exclusiva para a parte religiosa, os abusos não será tolerados a qualquer hora do dia, mais ainda durante a celebração da missa campal. No ano passado, a celebração foi prejudicada por conta da falta de interferência de proprietários de carros que escancaram seus equipamentos, como se todos fossem obrigados a ‘curtir’ música em altos decibéis.
O problema da poluição sonora parece se agravar em Penedo, cidade de forte tradição católica e cada vez mais desrespeitada. Durante a celebração da missa do novo ano 2011, o culto foi interrompido durante seis vezes por conta do barulho lançado por som de um carro. Por fim, faço questão de frisar: não sou católico e nem comungo de qualquer tipo de religião, mas respeitar crenças não depende de fé, apenas de consciência.