Ao final de mais uma edição do Campeonato Alagoano de Futebol, o novo rebaixamento do Penedense deixou toda a torcida ribeirinha decepcionada, pela terceira vez, nos últimos cinco anos.
A sucessão de equívocos dentro e fora das quatro linhas, foi a principal responsável pelo triste acontecimento desta temporada. Inúmeras contratações, que deixaram muito a desejar, associadas às discórdias entre membros da diretoria, onde algumas pessoas pouco ou quase nada entendem de futebol profissional, foram determinantes para que o insucesso viesse a acontecer, mais uma vez.
No entender desse blogueiro, o futuro do Penedense terá que ser muito bem pensado e repensado. Chega de dar vexames atrás de vexames no cenário futebolístico alagoano, contribuindo para elevar, ainda mais, a já combalida auto-estima do povo ribeirinho.
Tenho a convicção que a melhor alternativa seja parar com o futebol profissional na nossa cidade por uns quatro ou cinco anos. Nesse período, devemos trabalhar a parte estrutural do “Centenário das Alagoas”, concomitantemente a um sério trabalho nas categorias de base.
Dessa maneira, poderemos ofertar um alojamento decente para os futuros craques ribeirinhos, vestiários condignos para os mesmos e, para aqueles que nos visitam, um gramado que não nos envergonhe tanto quanto esse que aí está. Por fim, refletores, ítem obrigatório e exigência da FAF a partir da próxima temporada.
O trabalho qualificado nas divisões de base, servirá para formarmos a base de um elenco que, no futuro, poderá trazer grandes dividendos, além de um custo muito mais em conta do que o de importar jogadores em massa, oriundos de outras plagas.
Para que tudo isso venha a acontecer, é necessário tempo e dedicação integrais a esse projeto. Caso contrário, as decepções continuarão fazendo parte do dia a dia dos desportistas da “Cidade dos Sobrados”.
