Skip to content

Paulistas x Cariocas = Seriedade x Incompetência

  • Home
  • Blogs
  • Paulistas x Cariocas = Seriedade x Incompetência

Blog

Paulistas x Cariocas = Seriedade x Incompetência

Ao longo dos últimos dez anos temos acompanhado a supremacia dos times paulistas no futebol brasileiro e a derrocada dos clubes cariocas no cenário futebolístico nacional. A situação atual vivida pelos clubes dos dois estados, reflete muito bem a qualidade no gerenciamento dos mesmos. De um lado os paulistas contando com os melhores jogadores, melhores técnicos, melhores profissionais atuando na área do esporte, enfim, melhores estruturas que possibilitaram o absoluto predomínio daquele estado nessa década. Do lado carioca vemos dívidas e mais dívidas atormentando a cabeça dos atuais dirigentes, baixo poder de investimento, técnicos do segundo escalão do futebol brasileiro, ex-presidentes ocupando cargos políticos conseguidos através desses mesmos clubes, usando seus torcedores para se elegerem, tudo isso se configurando nas péssimas campanhas dos clubes do Rio de Janeiro em competições nacionais nos últimos anos.

Atualmente constatamos Palmeiras e São Paulo brigando pelo título do Brasileirão, Corinthians com vaga garantida na Libertadores de 2010, o Santos em uma posição intermediária, e até mesmo o novato Barueri pleiteando uma vaga entre os quatro primeiros colocados na competição. Olhando pelo mesmo ângulo os cariocas, podemos observar: Fluminense na lanterna do Brasileiro, Botafogo na zona do rebaixamento, Vasco na segunda divisão, Flamengo apenas em uma posição intermediária, e o novato Duque de Caxias na zona de rebaixamento da série B. Quantas diferenças !!!

É preciso olhar para trás e vermos que as péssimas administrações anteriores dos clubes do Rio, são as maiores responsáveis pelo quadro que ora vivenciamos. Básicamente esses times tiveram como presidentes, pessoas interessadas apenas em tirar proveito da popularidade dessas equipes para se locupletarem, quando não, dirigentes marketeiros que só viviam nos veículos de comunicação da imprensa carioca e não tinham a menor competência administrativa. Some-se a isso o fato de termos ainda algumas figuras que não poderemos jamais chamá-las de sérias, pois não tinham no próprio currículum esse adjetivo.

Do lado oposto, vemos o São Paulo como um modelo de organização no futebol brasileiro já à algum tempo, o Santos investindo bastante no seu centro de treinamento, fonte reveladora de craques e consequentemente dinheiro desde a época de Robinho, Diego e cia, o Corinthians conquistando o Paulistão, série B e Copa do Brasil recentemente, mostrando com isso que está em um caminho bem diferente do que o da época do funesto Alberto Dualib, o Palmeiras com um presidente que é um dos maiores economistas desse país (Beluzzo) e a grata revelação de modelo empresarial chamada Barueri, time calouro, porém que já dá mostras de competência ao futebol brasileiro.

Outra mostra da supremacia paulistana, acontece quando da análise de conquistas dos últimos campeonatos nacionais. Estamos chegando ao final da década e o estado de São Paulo conquistou até aqui seis títulos enquanto Minas Gerais, Paraná e o outrora grande centro Rio de Janeiro apenas um título. Esse exemplo é válido, porque Paraná e Minas Gerais, ao contrário do Rio de Janeiro, nunca se entitularam como sendo o maior centro do futebol brasileiro.

O pior de tudo isso, se é que pode existir pior, é que notícia divulgada na semana passada pela imprensa nacional, dá conta que, dos cinco maiores clubes com dívidas previdênciárias e trabalhistas no Brasil, os quatro grandes do Rio estão entre eles. O Atlético-MG, na quarta posição, é o único time de outro estado que fura esse ranking básicamente carioca.

Por conta desses fatos, lamento e acho que tão cedo, o futebol carioca não voltará a ocupar um lugar de destaque no cenário futebolístico nacional, pois os atuais dirigentes, que não são os culpados pela real situação, terão que priorizar a administração chamada de pés no chão. Caso contrário, essa enorme massa falida acabará se tornando insolvente e o apaixonado torcedor do Rio de Janeiro, não merece que isto aconteça com os seus clubes. Acorda cariocas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também