Ao analisarmos a conquista do título de Campeão Alagoano de 2011, obtido pela Agremiação Sportiva Arapiraquense, uma coisa ficou bem clara: o feito foi algo mais que merecido para a melhor equipe do futebol alagoano nos últimos anos.
Um equipe coesa, que tem um grupo de dirigentes que remam à favor de objetivos cada vez maiores e a importante visão de manter no comando-técnico, um profissional competente, são fatores determinantes para o predomínio alvi-negro no nosso futebol nos últimos anos e década.
As coisas no futebol, como na vida, não acontecem por acaso. Trabalho, planejamento e seriedade, são qualidades necessárias para se chegar ao estrelato. E cá prá nós, o time arapiraquense deu mostras de ser possuidor delas.
Manter no comando da equipe, um treinador por mais de três anos, é uma coisa raríssima no Brasil quanto mais no nordeste e, principalmente, em Alagoas, onde a mentalidade tacanha de muitos dirigentes e torcedores, exigem profissionais que, de imediato, dêem resultados.
Ao meu ver, a permanência do técnico Vica é um dos principais fatores do sucesso do “Fantasma das Alagoas”. Profissional sério, competente e trabalhador, o treinador chegou, viu, trabalhou muito e venceu. Levou a equipe arapiraquense da série C para a série B, conquistou dois Estaduais e de quebra, como estreante, fez uma ótima campanha na Segunda Divisão do Brasileiro de 2010.
Vales-se frizar que naquela ocasião, muitos alagoanos descrentes, apostavam no imediato rebaixamento do time “papa-títulos” da década passada e atual. Para surpresa de muitos, o ASA terminou aquela competição entre os dez primeiros colocados.
A seriedade é tamanha na equipe campeã alagoana, que antes mesmo do Estadual terminar, quatro reforços já trabalhavam no clube, visando a disputa da série B. Portanto, mais uma mostra de visão e planejamento dos diretores arapiraquenses.
Diante desses fatos reais, concretos e vitoriosos, que fique a lição para alguns/inúmeros dirigentes amadores do nosso pobre, combalido e deficitário futebol alagoano. Copiar o que é bom, não é demérito para ninguém.