×

Os reflexos da Ansiedade no Ambiente Escolar

A ansiedade pode atrapalhar desde essa fase do aluno até a formação profissional.

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, mas quando excessiva, pode indicar um distúrbio. Pessoas que têm esse distúrbio tendem a sentir medos extremos em situações simples, além de alguns sintomas físicos. Nervosismo, problemas de concentração, problemas para dormir, irritabilidade, esses são alguns dos sintomas do transtorno de ansiedade, que nos últimos anos vem aumentando cada vez no Brasil, principalmente no ambiente escolar. Em pesquisas recentes, alunos brasileiros estão na lista dos que ficam mais estressados durante os estudos, fatores como mudança de escola, pandemia e expectativa para alcançar boas notas são alguns dos agravantes desse quadro que pode trazer prejuízos a longo prazo.

Mas afinal, quais os riscos que a ansiedade pode trazer aos alunos ? A ansiedade pode prejudicar o aluno em diversos aspectos e desencadear problemas mais graves, sendo dificuldades para se concentrar e assimilar informações, isolamento social, depressão e doenças cardíacas são alguns desses problemas que estão cada vez mais presentes na sociedade atual. Para as escolas, cabe o papel de identificar alunos que apresentam esses sintomas, tornando-se agentes de transformação e redução de danos, podendo assim, impactar, inclusive, na vida futura dessas crianças e adolescentes.

É fundamental que pessoas que apresentam os sintomas graves de ansiedade procure ajuda médica para avaliar um possível transtorno e iniciar tratamento para que maiores prejuízos sejam evitados. Cada indivíduo reage aos desafios da vida de uma maneira específica, duas crianças, por exemplo, mesmo que sejam da mesma família, que tenham o mesmo pai e a mesma mãe, se relacionam com essa família em um tempo diferente. Sendo assim, aprendem a lidar com suas emoções de maneira diferente, é necessário observar cada traço comportamental e ao aferir qualquer mudança, imediatamente procurar ajuda especializada.