No Brasil, as pessoas com deficiência enfrentam diversos desafios e dificuldades para acessar serviços, equipamentos e oportunidades que muitas vezes são considerados básicos para o pleno exercício da cidadania. Embora o país tenha avançado na criação de políticas públicas voltadas para essa população, ainda há muito a ser feito para garantir a inclusão social e a igualdade de direitos para todos. Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência é o acesso à educação, embora a Constituição Brasileira preveja a educação inclusiva como direito, ainda há muitas escolas que não estão preparadas para receber alunos com deficiência e que não oferecem as adaptações necessárias para garantir o acesso ao ensino de qualidade. Além disso, muitos estudantes com deficiência ainda enfrentam preconceito e discriminação por parte de colegas e professores, o que pode comprometer seu desempenho e sua autoestima.
Outro obstaculo é a discriminação, isto porque muitas vezes as pessoas com deficiencias são tratadas de forma desrespeitosa e preconceituosa, o que pode prejudicar seu desenvolvimento social e emocional. A falta de empregos e oportunidades de estudo também é um grande problema, dificultando a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. As barreiras arquitetônicas estão ligadas às estruturas físicas, como escadas, vias públicas íngremes, corredores estreitos, entre outros. Essa barreira é uma das maiores dificuldades para acessibilidade nos diferentes âmbitos de Saúde enfrentadas pelos PcD´s, sendo identificada em 80% dos estudos relacionados a este assunto, quando 16,67% dos estudos ligados a deficiência física e 66,67% a pessoas com deficiência visual, dados divulgados pelo centro de pesquisa do IBGE.
As ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência no Brasil são uma questão fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Embora tenham ocorrido avanços significativos nas últimas décadas, ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades que todos os cidadãos. Uma das principais áreas que requerem melhorias é a acessibilidade, embora as leis brasileiras já exijam que os edifícios públicos, transportes e espaços de trabalho sejam acessíveis, ainda há muitos lugares onde pessoas com deficiência encontram barreiras para se deslocar e realizar suas atividades diárias. É fundamental que haja investimentos em adaptações físicas e tecnológicas para permitir que todos possam se mover e se comunicar sem restrições.