Governador Pôncio Pilatos condena Jesus Cristo à crucificação
Tudo que é bom, que encanta e nos traz sensações, precisa ser divulgado, passado adiante. Ainda mais, sendo Nordestino, quando muitos nos contestam, e duvidam do nosso potencial.
Há muitos anos que pensava em conhecer o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco, e sempre adiando, por motivos diversos. E desde o início de 2014, que vinha refletindo em ir prestigiar. Pois, tenho uma tia em Caruaru, distante do maior teatro ao ar livre do mundo, cerca de 50 quilômetros.
Então, eis que tomei coragem, apesar da distância, fui na última quinta-feira (17). Rodei exatos 356 quilômetros da minha casa em Penedo, com passagem por Atalaia, para pegar a minha mãe, com destino Caruaru /PE, uma viagem de 4h30min, bastante cansativa. Porém, compensada pela emoção do espetáculo.
Chegando a Caruaru, meus tios orientaram para que adquirisse logo as entradas, que são vendidas em vários pontos da cidade. Revolvi assistir na Sexta da Paixão, dia de maior público e ao preço de R$ 120 por pessoa. Sinceramente, o valor não vem ao caso, se eu já estava querendo ir.
O teatro fica localizado em Fazenda Nova, zona rural de Brejo da Madre de Deus, situado a cerca de 50 quilômetros de Caruaru. O espetáculo começa pontualmente às 18hrs. Então, saí da cidade às 15hrs, chegando à Nova Jerusalém por volta das 16hrs. Aproveitamos para conhecer toda a estrutura do local. E às 17hrs, os portões do teatro foram abertos.
Até agora como o nordestino, estou ‘abestado’ com a beleza e organização do local. O maior teatro ao ar livre do mundo é todo cercado por muralhas de pedra e em seu interior, nove cenários fixos, construídos em alvenaria e pedras. Banheiros masculinos e femininos, lanchonetes, alguns cenários calçados e dispostos como anfiteatros.
A qualidade do som impecável e os efeitos especiais sem igual. Anualmente novos efeitos são introduzidos à encenação. Animais também fazem parte do espetáculo, entre eles, cavalos, e uma águia, que ‘pertence’ ao governador Pôncio Pilatos.
Também para aqueles que desejam mais conforto, no local existe a ‘Pousada Paixão’, como parte da cidade teatro.
Além da total estrutura à disposição dos espectadores, a Sociedade Teatral Fazendo Nova (STFN), também pensa nos centenas e idosos que prestigiam o evento anualmente. Várias cadeiras de rodas, com guias, são ofertadas, sem nenhum custo adicional, já disposto no ingresso.
Tudo é pensado em proporcionar conforto aos milhares de presentes. No dia que assisti, estimativa da organização é que o público ultrapassou os seis mil espectadores.
A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é divida em nove atos, com duração de 03hrs. Anualmente, atores globais são chamados para fazer parte da encenação que dura uma semana, encerrando sempre no sábado.
Então, diante da grandeza e beleza do espetáculo, resolvi passar adiante, divulgar um pouquinho do que acontece nas muralhas da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Uma emoção sem igual, que para sentir, precisa participar, prestigiar pelo uma vez, em vida.
E para repartir com os nossos internautas, lhes trouxe fotos da encenação. Algumas imagens não ficaram tão boas como eu queria. Assim que inicia o espetáculo, a organização avisa que é proibido o uso de flash, por isso, algumas ficaram um pouco escuras. A alegação é que a iluminação das câmeras podem atrapalhar os efeitos próprios da encenação.
Atos
01 – Sermão da Montanha;
02 – Tempo – Sinédrio;
03 – Cenacúlo – Santa Ceia;
04 – Horto das Oliveiras;
05 – Palácio de Heródes – Bacanal;
06 – Fórum de Pilatos;
07 – Vai Sacra;
08 – Calvário – Enforcamento de Judas e Crucificação;
09 – Túmulo – Ressureição;
Atores convidados
Fernanda Machado (Madalena), Carol Castro (Maria), Carlos Machado (Pilatos) e Oscar Magrini (Herodes) foram os artistas convidados da temporada 2014 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.
Clique aqui e aprecie um pouco da beleza e grandiosidade da Paixão de Cristo
Quer saber um pouco mais, acesse o portal da Sociedade Teatral Fazenda Nova
