Devo confessar que estou muito cético com o desempenho que a Seleção Brasileira de Futebol possa apresentar durante a disputa da Copa do Mundo de 2014, evento que será disputado no nosso país.
Atravessando uma entressafra que já dura alguns anos, nosso futebol vem decaindo no ranking da FIFA com o passar dos últimos anos e a consequente carência de conquistas/títulos. Chegamos ao ridículo patamar de não nos colocarmos nem entre os dez primeiros, algo que nunca aconteceu anteriormente.
Ao avaliarmos as nossas pífias campanhas nos recentes Mundiais de Clube e Seleções, me preocupo deveras com o fiasco que poderá acontecer na competição prevista para ser realizada daqui a dois anos. Será que seremos capazes de repetirmos a frustação de 1950?
Sinceramente, creio que possa ser pior do que isso, pois naquele Mundial, chegamos a disputar o título. Hoje, ao analisar o cenário futebolístico internacional, consigo visualizar “N” Seleções com um potencial superior ao nosso. Espanha, Alemanha, Inglaterrra, França e Itália, além de Portugal e Argentina estão em um momento superior ao nosso.
Se avaliarmos que não ganhamos um título de peso nos últimos anos, que decepcionamos nos Mundiais da Alemanha e África do Sul, que o Inter perdeu na semifinal de clubes para um ridículo Mazembe, que o Santos foi atropelado pelo Barcelona, na última decisão e que Neymar, disparado, o melhor jogador brasileiro, ainda não impressionou o mundo, “estraçalhando” apenas, no cenário nacional, não tenho como deixar de me preocupar.
