
Atualmente somam 76 casos confirmados no Brasil.
O Ministério da Saúde, confirmou 76 casos de varíola dos macacos no país, os casos descritos foram registrados em seis estados e no Distrito Federal. O Ministério informou a população por meio de nota oficial que se articula com as secretarias de saúde para monitorar o surgimento de novos casos, e ao mesmo tempo rastrear quem teve contato próximo com infectados. Nos últimos meses houve o registro de um surto desta doença na Europa e nos Estados Unidos, sendo o primeiro caso registrado no dia 08 de junho no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), informou que no momento, a situação não se configura como emergência de saúde de importância internacional. Mesmo com esta declaração, a preocupação com essa doença é frequente, entretanto, a OMS entende que o surto não é tão grave, por exemplo, como a pandemia de Covid. Autoridades sanitárias de todo o mundo, têm dito que o poder de contágio da varíola dos macacos é menor que o da Covid, assim como a ocorrência de casos graves da doença.A varíola dos macacos é uma doença viral rara que é transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada.
Seus sintomas geralmente são: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos)inchados, calafrios e exaustão. Sua transmissão se dá por contato direto com o vírus, com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel de transmissão da varíola às pessoas, há muito a ser estudado.