×

O aumento do crime cibernético: Uma ameaça crescente para indivíduos e empresas

É importante alertar as pessoas sobre golpes e falsos sorteios produzidos por criminosos.

O crime cibernético é uma atividade criminosa que utiliza computadores, redes de computadores ou dispositivos conectados em rede como alvo ou ferramenta. Embora a maioria dos crimes cibernéticos seja realizada por cibercriminosos ou hackers visando obter lucro, algumas vezes os motivos podem ser pessoais ou políticos. Esses crimes podem ser cometidos por indivíduos ou organizações, sendo que alguns cibercriminosos são altamente qualificados em termos técnicos, enquanto outros são novos.

Existem vários tipos de crimes cibernéticos, incluindo fraudes por e-mail e pela internet, roubo de identidade, roubo de dados financeiros ou pagamento com cartão, ciberextorsão, ataques de ransomware e cryptojacking, entre outros. Além disso, os cibercriminosos também podem infectar computadores com malware para danificar dispositivos ou roubar dados, bem como usar computadores ou redes para disseminar informações ou imagens ilegais.

De acordo com o relatório Estado da resiliência da segurança cibernética de 2021 da Accenture, os ataques de segurança tiveram um aumento de 31% de 2020 a 2021, com o número de ataques por empresa aumentando de 206 para 270. Além disso, um único ataque pode custar a empresas uma média de US$ 200.000, o que pode levar muitas empresas ativas a fechar dentro de seis meses após o ataque.

Tanto para indivíduos quanto para empresas, os crimes cibernéticos podem ter um impacto profundo, não apenas financeiramente, mas também em termos de perda de confiança e danos ao crédito. É importante que indivíduos e empresas se protejam contra esses tipos de crimes, tomando medidas como a instalação de software antivírus e firewall, além de realizar backups regulares de dados importantes.