Com apenas dois anos de vigência, o Novo Ensino Médio traz consigo mudanças na grade curricular de ensino e oferta disciplinas optativas em todas as escolas do país. De acordo com especialistas em educação, essa nova forma de ensino tem muitos pontos positivos, mas vem sendo alvo de várias críticas que chegam a defender a sua revogação. Segundo alguns críticos a falta de formação adequada para professores, diminuição de disciplinas tradicionais e infraestrutura escolar, podem consideravelmente ampliar ainda mais a desigualdade no acesso ao ensino superior entre alunos da rede pública e os da particular.
Em nota oficial, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), representante nas redes estaduais, afirma que “aprimoramentos e ajustes” podem e devem ser discutidos, mas que a revogação “não é o caminho para tornar essa etapa mais atrativa ao estudante”. O Novo Ensino Médio é um novo modelo de ensino obrigatório a ser seguido no ensino médio para todas as escolas do país, sendo públicas ou privadas, pois, a Lei estipula um aumento progressivo da carga horária, devendo chegar a 3.000 horas ao final dos três anos. As disciplinas tradicionais passaram a ser agrupadas em áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), estas que sua aplicabilidade vem desde 2022.
Neste ano de 2023, cada estudante poderá montar seu próprio ensino médio, escolhendo assim as áreas nas quais se aprofundará, sendo a intenção desta ação, que o estudante obtenha nesses três anos de estudos. Foi criado também um Projeto de Vida, este que é um componente transversal que será oferecido nas escolas para auxiliar os jovens a entender suas aspirações, mas cada rede de ensino tem a liberdade de distribuir a carga horária dos itinerários formativos da maneira que julgar ideal. Um exemplo sólido é o ensino de língua portuguesa e matemática, sendo estes obrigatórios nos três anos de ensino médio, a Lei não estipula a quantidade de dias quais elas devem estar presentes na grade, o que de fato importa e consta é que as mesmas estejam presentes sempre, fixadas para melhor desenvolvimento dos estudantes.