Skip to content

Nota da Discórdia

Blog

Nota da Discórdia

“Prefeito de Penedo diz que PSF não tem valor”. Com este título, a Coluna do Sinmed (Sindicato dos Médicos de Alagoas) publicada na Gazeta de Alagoas (edição de 09 de Maio de 2010) abriu (involuntariamente?) uma polêmica com o prefeito de Penedo, Israel Saldanha (DEM). O texto assinado pela jornalista Sandra Serra Sêca trata do encontro realizado no último dia 05, noticiado a partir de uma declaração desfocada do contexto da conversa acompanhada por mim, repórter do Portal Aqui Acontece.

Resolvi abordar o assunto porque tenho sido apresentado como testemunha imparcial do encontro que reuniu Wellington Galvão e Maria Gorete Araújo, respectivamente presidente e advogada do Sinmed, com o prefeito e a secretária municipal de saúde, Rosali Cavalcanti. Após apresentar as reivindicações das categorias de nível superior do PSF de Penedo, o presidente do sindicato ouviu as justificativas do prefeito sobre a impossibilidade de atender o pleito.

O bate papo em tom descontraído, informal, prosseguiu com considerações do prefeito sobre o Programa de Saúde da Família. Para Israel Saldanha, a proposta lançada no governo FHC era perfeita, mas os ajustes realizados ao longo dos anos sobrecarregaram as prefeituras. Da forma atual, o PSF não atende mais aos seus objetivos, conforme entendimento do gestor, avaliação reduzida ao PSF de Penedo na interpretação do Sinmed.

Polêmica lançada, a Coluna do Sinmed voltou ao centro das atenções nesta quarta-feira, 19. Por causa do texto, Saldanha excluiu representantes do sindicato da reunião realizada em seu gabinete com membros da comissão local do PSF. O encontro que resultou em avanços e praticamente decretou o fim da greve quase não acontece por causa do impasse criado na antesala do gestor municipal.

Diante de tudo isso, fica a sugestão. Cuidado com declarações que podem parecer definitivas para o interlocutor do diálogo. Uma frase mal entendida ou uma interpretação equivocada podem causar danos irreparáveis. Felizmente, o estrago foi remediado para o bem da população de Penedo que depende dos serviços prestados pelo PSF no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também