×

Nem Michel Bastos, nem Gilberto. O melhor ainda é Roberto Carlos

Ao discordar das convocações dos “laterais” Michel Bastos e Gilberto, me sinto no dever de emitir opinião sobre os melhores jogadores que eu acho, para essa posição no nosso selecionado. Justifico a minha discordância desses nomes, não pelo fato desses jogadores não possuirem qualidades técnicas para estarem na África do Sul. Na verdade, não posso aceitar a convocação desses dois atletas, pelo “simples” fato de ambos estarem atuando em outro posição, isso a mais de dois anos.

Tanto Gilberto, no Cruzeiro, quanto Michel Bastos, no Lyon, vem atuando em seus respectivos clubes no setor de meio de campo, no mínimo, nas últimas três temporadas. Se levarmos em conta que detalhes são decisivos em qualquer equipe de futebol e principalmente, na Seleção, por conta disso é que sou obrigado a emitir o meu parecer contrário ao do técnico Dunga, pelo menos nesse setor.

Em relação aos prováveis nomes para a lateral esquerda do time penta-campeão, que esse blogueiro acha serem merecedores de vestirem a amarelinha, cito dois nomes que já demonstraram qualidades para tal fim. O primeiro é o do lateral André Santos, que inclusive foi campeão, pela Seleção, na Copa das Confederações disputada no ano passado. Se não teve atuações de encher os olhos naquele torneio, pelo menos mostrou potencial para ser desenvolvido, coisa que não acontece no caso específco de Gilberto, veterano jogador que nós já sabemos o que pode e o que não pode render.

Mas, ao meu ver, o melhor nome da atualidade para a referida posição é o do também veterano Roberto Carlos. Desde que retornou ao futebol brasileiro, vem apresentando, no Corinthians, um futebol bem superior ao daqueles que se encontram em Joanesburgo.

O veterano ala / lateral, vem dando mostras de um excelente condicionamento físico, aliado a refinada qualidade técnica que todos sabem o quanto o mesmo é possuidor. Diante do Santos, nesse domingo último, o experiente jogador deu um pique de mais de 30mts, isso quando o jogo já estava no seu final, após correr bastante para segurar os “Meninos da Vila” e cruzou com precisão para o quarto gol do Timão. Esse só é um dos muitos exemplos da grande fase que o atleta vem vivendo atualmente.

Muitos não gostam da personalidade de Roberto Carlos, ou do fato do mesmo não ter marcado Henry, no fatídico jogo contra a França, na última Copa do Mundo. Ouvi do Parreira, por diversas vezes, eu disse diversas vezes, que Roberto Carlos era o jogador para puxar o contra-ataque, naquele tipo de lance e não marcar ninguém, pois o lateral não tem estatura suficiente para isso.

Portanto, acho que Seleção não é lugar para improvisos, muito menos readaptações, como será feito com Michel Bastos e Gilberto. Torço para que ambos consigam render bem e que nos ajude a trazer o hexa-campeonato, mas que as coisas poderiam ser mais fáceis, isso poderia.