×

Na semana do trabalhador o trabalho arriscado foi flagrado

Neste dia 1º de Maio, quando comemoramos o dia do trabalho, lembramos do flagrante feito na terça-feira, 29, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na cidade de Ibateguara, interior alagoano, distante 119km da capital alagoana.

O flagrante aconteceu durante a operação Dínamo II, realizada pelo Exército para fiscalizar a utilização de explosivos e produtos correlatos. Ao entrar nas dependências de uma fábrica de fogos de artifício os técnicos do MPT e os militares encontraram crianças e trabalhadores fabricando fogos em locais sem as mínimas condições de funcionamento.

Os trabalhadores foram encontrados manuseando pólvora e outros componentes químicos de forma totalmente inadequada, sem a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Além do risco iminente de explosão no local e de contaminação pelos produtos, também faltava água de qualidade para os trabalhadores, não havia ventilação adequada e alguns extintores estavam danificados.

Após a inspeção em Ibateguara, as nove fábricas visitadas foram interditadas e todo o material deverá ser apreendido pelo Exército. Quantas crianças e trabalhadores ainda são submetidos a condições desumanas e trabalho escravo em Alagoas? Seriam necessárias muitas operações para sabermos!


@medeiros_AL
rafael@aquiacontece.com.br