O ano de 2010 iniciou no município de Porto Seguro com algumas substituições nas pastas administrativas. Não era novidade a ocupação da Secretaria de Finanças do Município, pelo ex-Secretário de Finanças de Penedo, Marcos Beltrão, esse já ocupava desde 2009 a referida pasta. A esposa de Marcos, senhora Quitéria Mendes, ocupa o cargo de prefeita de Cardeal da Silva, pequena cidade baiana, que elegeu a jovem para conduzir os destinos da cidade até 2012, caso não seja reeleita. No entanto, Quitéria tem mostrado competência e determinação na condução da administração municipal, coisa que tem agradado os cidadãos de Cardeal.
A novidade em Porto Seguro, ou melhor dizendo, a surpresa, foi a indicação do ex-prefeito de Penedo, Márcio Beltrão,que assumiu a Secretaria de Educação do Município Baiano. Márcio Beltrão assume a Secretaria de Educação de Porto Seguro, substituindo Caetano Cupolo, exonerado do cargo após a denúncia de várias demissões de funcionários fantasmas, coisa que não se confirmou oficialmente.
Alguns blog’s que acompanham o dia a dia da política baiana, afirmam que o secretariado do prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade (PSB), é quase que em sua totalidade, importado de outras plagas, dizem inclusive que na linha de comando do prefeito existe até um uruguaio. Não há mal nenhum nas indicações se houver a funcionalidade administrativa, o desgaste ai será apenas político, no entanto, o trabalho compensará e poderá inclusive reverter a forte rejeição vivida atualmente pelo prefeito.
Enquanto isso pelas bandas de cá das terras alagoanas, fica a grande dúvida: Como será a postura “beltrânica” nas eleições de 2010? Mas, como dizem que o até junho muita água irá rolar, esperemos!