Skip to content

Mundial: Cadê o futebol do Brasil e das outras seleções na Copa?

  • Home
  • Blogs
  • Mundial: Cadê o futebol do Brasil e das outras seleções na Copa?

Blog

Mundial: Cadê o futebol do Brasil e das outras seleções na Copa?

Ao término da fase classificatória dessa Copa do Mundo, que está acontecendo na África do Sul, a maior constatação que salta aos olhos, até dos menos entendidos, é aquela que comprova o baixíssimo nível técnico da maior competição do futebol mundial.

Após os quarenta e oito jogos realizados nesse início de competição, podemos notar claramente, o fraco futebol apresentado pela maioria das equipes que estão no Continente africano, inclusive na nossa Seleção. Salvo, algumas raríssimas exceções, o futebol apresentado pelas seleções é de dar dó e de fazer “calo na vista”.

Nosso selecionado, apresentando um futebol meramente burocrático, defensivista e previsível, não entusiasma nem aos torcedores brasileiros, muito menos aos estrangeiros. Descaracterizado na sua essência, o Brasil deixou de encantar o mundo nessa Copa. As jogadas individuais não aparecem, o conjunto da equipe é questionado com o não aparecimento de jogadas ensaiadas e a falta do futebol ofensivo, algo que sempre caracterizou o futebol brasileiro, tem preocupado os mais entendidos.

Os torcedores mais fanáticos poderão afirmar que nosso time está invicto e se classificou em primeiro lugar no seu grupo. Concordo plenamente, mas cobro da equipe canarinha, uma identidade com o seu povo, algo que está distante de acontecer.

Some-se à isso, o fato de termos um treinador que não é nada simpático com jornalistas e torcida. Não vejo o menor sentido, por parte do Dunga em descarregar rancores pessoais em cima da a, b ou c. Isso só prejudica a Seleção e ele próprio.

Pelo que assistí até aqui, a Argentina foi o selecionado que mais me impressionou, jogando um futebol técnico, ofensivo e mostrando a individualidade de alguns talentosos jogadores. Pode até ser que os “Hermanos” sejam eliminados antes do Brasil, por conta dessa desumana e nefasta fórmula de disputa eliminatória, que começará agora nas oitavas de finais. Tudo pode acontecer, mas que os nossos rivais do Cone Sul, vem vencendo e convencendo no maior torneio de futebol do mundo, isso vem.

Será que os estilos de Dunga e Maradona, quando jogadores, estão sendo retratados nas seleções que eles dirigem? Acredito que sim. Apesar de termos um maior e melhor arsenal de craques, nosso técnico limitou-se a levar apenas Kaká como o único “diferenciado” no time penta-campeão mundial. Ao contrário, Diego Maradona ousou e levou ao Mundial seis excelentes atacantes, eu disse seis artlheiros. Milito, Tevez, Higuaín, Palermo, Aguero e Messi, são demonstrações inequívocas, do amplo poder de fogo que dispões os vizinho portenhos.

Contudo, como temos ainda muita Copa pela frente e o sistema de disputa pode beneficiar os times mais frágeis, vamos torcer para que as coisas mudem, principalmente no nosso selecionado. Como todo brasileiro, só me resta torcer para que isso aconteça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também