Ainda bem que em Penedo dispomos de um serviço de qualidade quando o assunto é o tratamento da água que chega até as torneiras de nossas casas. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) cobra inclusive uma taxa acessível a todos os penedeses se compararmos com as que são cobradas por outras empresas que promovem o tratamento de água no estado de Alagoas.
Uma ação contra a prefeitura de Neópolis, o Estado de Sergipe e a União impetrada pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), visa garantir a reparação aos danos ambientais causados pelo despejo de esgoto doméstico no Rio São Francisco. A ação também tem como objetivo fazer cessar a poluição do rio Sergipe com a implantação de um esgoto sanitário na cidade, bem como a reparação dos danos ambientais provocados.
De acordo com o MPF a prefeitura de Neópolis não aplicou qualquer medida para atender às necessidades de saneamento básico do município e relata que o nível de substâncias vindas do esgoto doméstico e encontradas nas águas que cortam o território de Neópolis é 36 vezes maior que o de antes de chegar à sua fronteira – passando de 1.950 por 100 ml para 70.000 por 100 ml do nível de coliformes fecais.
Se essa quantidade pode ser alarmante vinda de apenas uma cidade do Baixo São Francisco, imagine o que não recebemos por aqui em águas vindas do Médio e Alto São Francisco. É muita merda pra nós aqui do Baixo! E eis que não é no sentido da saudação teatral, onde MERDA significa, SORTE!
rafael@aquiacontece.com.br
medeiros_AL
whatsapp (82) 9312-1531
rafael@aquiacontece.com.br
medeiros_AL
whatsapp (82) 9312-1531
