Skip to content

Veja o vídeo: documentário sobre estratégias de prevenção contra HIV e hepatites virais

  • Home
  • Blogs
  • Veja o vídeo: documentário sobre estratégias de prevenção contra HIV e hepatites virais

Blog

Veja o vídeo: documentário sobre estratégias de prevenção contra HIV e hepatites virais

O Ministério da Saúde, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e cerca de 60 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileiras, lançou um documentário com os resultados de ações preventivas contra o HIV e as hepatites virais. A produção traz a experiência de ações realizadas junto a populações-chave e prioritárias, por meio da abordagem de educação entre pares.

O documentário “A estratégia de pares como resposta ao HIV/aids e às hepatites virais no Brasil” está disponível no canal oficial do Ministério da Saúde no YouTube e traz relatos de beneficiários e de representantes de OSCs que atuaram nas atividades de prevenção, diagnóstico e vinculação aos serviços de saúde realizadas em diversos municípios brasileiros. No total, foram promovidas mais de 60 mil intervenções como testagens, distribuição de preservativos, rodas de conversa, entre outras.

As ações apresentadas foram inspiradas na estratégia “Viva Melhor Sabendo”, uma forma de prevenção combinada que utiliza a abordagem de educação entre pares para alcançar populações-chave e prioritárias para vinculá-las à rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dos relatos de pessoas que participaram das intervenções, o vídeo traz falas de representantes de OSCs e serviços de saúde que se envolveram nas iniciativas demonstrando a importância da estratégia para promoção do acesso à saúde das populações. “A nossa responsabilidade não é só fazer a testagem. A nossa responsabilidade é fazer o acompanhamento dessa pessoa até ela chegar à rede de serviço”, diz Sônia Cabral, psicóloga e fundadora da OSC Grupo Vale a Vida.

Os vídeos estão disponíveis em três idiomas:

Português

Inglês

Espanhol

Fonte: MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também